MAIS LIDAS
VER TODOS

DISPUTA PELO SENADO

Laerson Matias (PSOL-PR) quer ser braço de Lula no Senado

Candidato defende mudanças no modelo produtivo, reforma tributária e uma reformulação na constituição, no que desrespeito a educação

Da Redação

·
Ele é presidente do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) no Paraná
Icone Camera Foto por Reprodução / Redes sociais
Ele é presidente do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) no Paraná
Escrito por Da Redação
Publicado em 31.08.2022, 14:53:25 Editado em 31.08.2022, 15:03:19
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Disputando uma vaga ao Senado Federal pela primeira vez, o candidato Laerson Vidal Matias (PSOL), é natural de São Miguel do Oeste, Santa Catarina, mas vive em Cascavel, região oeste do Paraná desde 1985. Laerson tem 59 anos, é casado e pai de quatro filhos. Acadêmico de Direito, o candidato é bancário, diretor do Sindicato dos Bancários de Cascavel e região, e presidente do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) no Paraná. Laerson afirma que quer ser o braço de Lula no Paraná, e defende mudanças no modelo produtivo, reforma tributária e uma reformulação na constituição, no que desrespeito a educação.

continua após publicidade

O candidato ao Senado defende, basicamente, três principais propostas de atuação. O carro chefe de sua campanha é defender um novo modelo produtivo para o campo e para a cidade. “O Paraná é um estado agrícola e o modelo do agronegócio já não atende mais às necessidades do campo, pois a proposta do agronegócio é a expansão das bases produtivas, e as fronteiras agrícolas paranaenses já não permitem mais avançar nesse modelo”, considera.

O segundo eixo de sua campanha é a reforma tributária, a fim de desonerar quem ganha até dois salários-mínimos.

continua após publicidade

“A política tributária nacional faz com que estes contribuintes gastem metade de seus ganhos apenas com impostos. Para compensar essa desoneração, defendo a tributação dos mais ricos por meio de impostos sobre fortunas”

- Laerson Matias, Candidato ao Senado
O terceiro eixo de sua campanha é a mudança nas regras de endividamento da União, Estados e Municípios. “A dívida pública compromete mais da metade de tudo que pagamos de impostos, e quanto mais pagamos mais a dívida cresce. Para evitar esses desvios e corrupção por meio de endividamento, é preciso que haja auditoria permanente nos contratos de dívida”, resume.

Outro destaque apontado pelo candidato é de uma mudança na Constituição no capítulo que desrespeito a educação. “É um absurdo que os brasileiros sejam tratados com tanta discriminação pelo orçamento por conta do local onde eles nascem. O salário do professor de ensino fundamental deve ser igual em todo o país, que o estado e o município entrem com 25% e a União garanta, com um grande projeto nacional de uma federalização, uma carreira nacional docente, para que todos os professores tenham o mesmo salário e todas as escolas recebam os mesmos investimentos”, defende.

continua após publicidade

Assista a entrevista completa com o candidato:

DADOS DO CANDIDATO

Nome LAERSON VIDAL MATIAS

continua após publicidade

Número 500

Partido político PSOL

continua após publicidade

Sua primeira candidatura foi a de Deputado Estadual, em 2002, pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Em 2005 foi um dos fundadores do PSOL no Paraná, partido pelo qual foi candidato a Deputado Estadual, em 2006, e candidato a Vereador de Cascavel, em 2016. Laerson nunca foi eleito.

DADOS PESSOAIS

Nome completo LAERSON VIDAL MATIAS

Data de nascimento 27/11/1962

continua após publicidade

Ocupação Bancário e Economiário

Grau de Instrução Superior incompleto

Estado Cívil Casado

Município de nascimento SC-SÃO MIGUEL DO OESTE

Cor/Raça BRANCA


GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de 2022

Deixe seu comentário sobre: "Laerson Matias (PSOL-PR) quer ser braço de Lula no Senado"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!