Disputando uma vaga ao Senado Federal pela primeira vez, o candidato Laerson Vidal Matias (PSOL), é natural de São Miguel do Oeste, Santa Catarina, mas vive em Cascavel, região oeste do Paraná desde 1985. Laerson tem 59 anos, é casado e pai de quatro filhos. Acadêmico de Direito, o candidato é bancário, diretor do Sindicato dos Bancários de Cascavel e região, e presidente do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) no Paraná. Laerson afirma que quer ser o braço de Lula no Paraná, e defende mudanças no modelo produtivo, reforma tributária e uma reformulação na constituição, no que desrespeito a educação.
O candidato ao Senado defende, basicamente, três principais propostas de atuação. O carro chefe de sua campanha é defender um novo modelo produtivo para o campo e para a cidade. “O Paraná é um estado agrícola e o modelo do agronegócio já não atende mais às necessidades do campo, pois a proposta do agronegócio é a expansão das bases produtivas, e as fronteiras agrícolas paranaenses já não permitem mais avançar nesse modelo”, considera.
O segundo eixo de sua campanha é a reforma tributária, a fim de desonerar quem ganha até dois salários-mínimos.
O terceiro eixo de sua campanha é a mudança nas regras de endividamento da União, Estados e Municípios. “A dívida pública compromete mais da metade de tudo que pagamos de impostos, e quanto mais pagamos mais a dívida cresce. Para evitar esses desvios e corrupção por meio de endividamento, é preciso que haja auditoria permanente nos contratos de dívida”, resume.“A política tributária nacional faz com que estes contribuintes gastem metade de seus ganhos apenas com impostos. Para compensar essa desoneração, defendo a tributação dos mais ricos por meio de impostos sobre fortunas”
- Laerson Matias, Candidato ao Senado
Outro destaque apontado pelo candidato é de uma mudança na Constituição no capítulo que desrespeito a educação. “É um absurdo que os brasileiros sejam tratados com tanta discriminação pelo orçamento por conta do local onde eles nascem. O salário do professor de ensino fundamental deve ser igual em todo o país, que o estado e o município entrem com 25% e a União garanta, com um grande projeto nacional de uma federalização, uma carreira nacional docente, para que todos os professores tenham o mesmo salário e todas as escolas recebam os mesmos investimentos”, defende.
Assista a entrevista completa com o candidato:
DADOS DO CANDIDATO
Nome LAERSON VIDAL MATIAS
Número 500
Partido político PSOL
Sua primeira candidatura foi a de Deputado Estadual, em 2002, pelo Partido dos
Trabalhadores (PT). Em 2005 foi um dos fundadores do PSOL no Paraná, partido pelo
qual foi candidato a Deputado Estadual, em 2006, e candidato a Vereador de
Cascavel, em 2016. Laerson nunca foi eleito.
DADOS PESSOAIS
Nome completo LAERSON VIDAL MATIAS
Data de nascimento 27/11/1962
Ocupação Bancário e Economiário
Grau de Instrução Superior incompleto
Estado Cívil Casado
Município de nascimento SC-SÃO MIGUEL
DO OESTE
Cor/Raça BRANCA
Deixe seu comentário sobre: "Laerson Matias (PSOL-PR) quer ser braço de Lula no Senado"