MAIS LIDAS
VER TODOS

CAPACITAÇÃO

Justiça Eleitoral inicia treinamento de mesários para votação

Mais de 2,2 mil pessoas vão trabalhar na votação de outubro em Apucarana e Arapongas

Da Redação

·
Fórum Eleitoral de Arapongas já está realizando treinamento presencial de presidentes de seções
Icone Camera Foto por Arquivo TN
Fórum Eleitoral de Arapongas já está realizando treinamento presencial de presidentes de seções
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.08.2022, 16:39:51 Editado em 30.08.2022, 17:48:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Justiça Eleitoral já deu início ao treinamento dos convocados para trabalhar nestas eleições. Nas comarcas de Apucarana e Arapongas, 2.248 pessoas foram chamadas para atuar no primeiro turno em 2 de outubro e no segundo, se houver, em 30 de outubro.

continua após publicidade

Os mesários estão realizando o treinamento na modalidade à distância. A capacitação pode ser acessada pelo portal de educação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no aplicativo Mesário (Android e iOS). O curso estará disponível até às 20h do dia 1° de outubro.

Leia mais: Número de mesários voluntários quase dobrou entre 2018 e 2022

continua após publicidade

Já os presidentes das seções estão sendo chamados para cursos presenciais. Em Arapongas, o treinamento termina no próximo sábado (1º de setembro). Já foram realizadas sessões de orientações com turmas em 20, 21, 27 e 28 de agosto, segundo a chefe do cartório eleitoral, Maria Ângela Melo.

São 256 seções eleitorais na Comarca, sendo 239 em Arapongas e 17 em Sabáudia. “Vamos fazer uma repescagem ainda em 17 de setembro para aquelas pessoas que, por ventura, não puderam vir nos outros dias”, explica. Maria Ângela observa que, em Arapongas, as urnas foram atualizadas. Até então, o modelo usado na Comarca era de 2009 e agora chegaram as urnas de 2015. “Há algumas diferenças e nós estamos passando as orientações aos presidentes das seções”, explica.

São quatro pessoas que atuam por seção. A chefe do cartório afirma que, em Arapongas, 100% dos que vão trabalhar em outubro são voluntários. “Nós procuramos todos que trabalharam na eleição passada e perguntamos se gostariam de continuar. Aqueles que disseram 'não' foram substituídos. Temos uma fila de espera de 50 pessoas que gostariam de atuar como mesários”, afirma.

Em Apucarana, 1.224 eleitores foram convocados para trabalhar nas 306 seções na Comarca. São 281 na sede, 17 em Cambira e 8 em Novo Itacolomi. Os 306 presidentes de seções vão participar do treinamento presencial, divididos em duas turmas, em 10 e 17 de setembro no Fórum Eleitoral, quando receberão orientações sobre a votação. Na Comarca, o número de voluntários ficou em 50%, mesmo índice das últimas eleições.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de 2022

    Deixe seu comentário sobre: "Justiça Eleitoral inicia treinamento de mesários para votação"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!