MAIS LIDAS
VER TODOS

Informações

Dicas para votar com mais segurança no domingo (15)

No próximo dia 15 de novembro, milhões de eleitores sairão de casa para votar nas Eleições Municipais 2020. Com a presença do vírus da Covid-19 circulando pelo mundo, é importante redobrar os cuidados para evitar a contaminação. Confira algumas informaçõe

Da Redação

·
Dicas para votar com mais segurança no domingo (15)
Icone Camera Foto por TSE
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.11.2020, 12:00:33 Editado em 09.11.2020, 13:35:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

No próximo dia 15 de novembro, milhões de eleitores sairão de casa para votar nas Eleições Municipais 2020. Com a presença do vírus da Covid-19 circulando pelo mundo, é importante redobrar os cuidados para evitar a contaminação.

continua após publicidade

Confira algumas informações e dicas para votar com mais segurança no domingo:

* Ao sair de casa para votar, o eleitor deve levar: (Documento oficial com foto, máscara, álcool em gel e uma caneta esferográfica). A prioridade da Justiça Eleitoral nestas Eleições, além de garantir o exercício da democracia, é a preservação da saúde de todos. Por isso, este ano, não será utilizada a biometria, a fim de evitar aglomerações e para reduzir os pontos de contato do eleitor com objetos e superfícies.

continua após publicidade

* Até chegar ao local da votação, o eleitor deve seguir os protocolos sanitários durante seu deslocamento, tais como manter a distância de, no mínimo, um metro das outras pessoas em filas e evitar entrar em veículos cheios.

* Recomenda-se também evitar o contato físico com outros indivíduos por meio de abraços e apertos de mão, além do uso do álcool em gel quando tocar em qualquer superfície e do uso constante da máscara.

* Chegando ao seu local de votação, o eleitor deve se dirigir diretamente à seção eleitoral, que estará pronta para recebê-lo com todos os cuidados, como marcações adesivas no chão para orientar sobre o distanciamento e álcool em gel, entre outros.

continua após publicidade

* Ao entrar na seção eleitoral, o eleitor deve se posicionar na frente da mesa do mesário, respeitando o distanciamento mínimo de um metro conforme marcação de fita adesiva.

* Para evitar contato com o mesário, caberá ao eleitor exibir o seu documento oficial com foto, erguendo o braço em direção ao mesário, que localizará o nome do votante no caderno de votação e lerá, em voz alta, o número do título para que o presidente da seção digite no terminal do mesário. O presidente, então, lerá em voz alta o nome que aparecerá no terminal, e o eleitor deverá confirmar que é ele. Depois disso, ele poderá guardar seu documento de identificação.

* O eleitor deverá higienizar as mãos com álcool em gel para assinar o caderno de votação, de preferência com a sua própria caneta. Recomenda-se também usar álcool em gel depois de assinar o caderno.

continua após publicidade

* Quando a urna for habilitada, o votante receberá a indicação do mesário e deverá se dirigir à cabine de votação para digitar os números dos seus candidatos na urna e apertar a tecla “confirma” após cada voto. Depois, o eleitor deverá higienizar as mãos com álcool em gel novamente e se retirar da seção eleitoral.

* Na volta para casa, valem os mesmos cuidados: (Evitar contato físico com outros indivíduos por meio de abraços e apertos de mão na saída da seção ou no deslocamento até a sua residência; manter a distância de, no mínimo, um metro das outras pessoas em filas; evitar entrar em veículos cheios; usar álcool em gel quando tocar em qualquer superfície; e usar a máscara constantemente).

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Serviços

    Deixe seu comentário sobre: "Dicas para votar com mais segurança no domingo (15)"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!