Segurança nas eleições de Apucarana e Arapongas será intensificada - TNOnline
Mais lidas

    Eleições 2020

    Segurança nas eleições de Apucarana e Arapongas será intensificada

    Foto por Arquivo TN
    Escrito por Da Redação
    Publicado em 12.11.2020, 12:12:24 Editado em 12.11.2020, 12:12:39
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    Como a Policia Militar vai fazer a segurança no dia das eleições? Quem tirou as dúvidas sobre o assunto durante o Jornal da Tribuna, comandado por Gustavo Marçal, nesta quarta-feira (11), foi a tenente Kelly de França, do 10º Batalhão da Polícia Militar, de Apucarana, e o aspirante Alexandre Klassen, da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar, de Arapongas. 

    Em Apucarana, a tenente disse que a segurança será intensificada neste domingo (15), e que cerca de 140 policiais militares irão atuar na data. “O esquema de policiamento será intensificado até porque temos mais locais de votação neste ano devido à Covid-19 e abrangemos outras cidades que fazem parte do 10º BPM. Vamos contar também com o apoio da Guarda Civil Municipal para suprir a demanda”, explica.

    Todo o efetivo, de acordo com a tenente, recebeu uma cartilha de orientação do TSE orientando para qualquer situação adversa que acontecer no dia da eleição. “A nossa equipe está instruída para resolver problemas que possam acontecer no dia. Além disso, recebemos orientações sanitárias, como usar máscara, álcool em gel, e evitar aglomeração, como de costume”, complementa.

    Caso alguém presencie um crime eleitoral, a tenente orienta para que entrem em contato pelo 190 ou até mesmo com o policial de plantão no local de votação. “A manifestação individual não é crime. Por exemplo, se uma pessoa usar a camiseta de candidatos não é considerado crime. No entanto, se a pessoa ficar em frente ao local de votação com carro adesivado e usando vestimentas, é considerado um crime eleitoral. Na internet, lives estão proibidas no dia 15”, explica.

    Em Arapongas, o aspirante Klassen diz que além dos policiais efetivos, cerca de 40 profissionais estarão dando suporte no dia das eleições. “Temos também a equipe da Guarda Municipal que vai dar apoio no dia em alguns locais de votação e pela cidade”, afirma.

    Com relação à possíveis confusões no dia das eleições, o aspirante disse que a PM já conversou com alguns candidatos. “Pedimos que evitem aglomerações e festas exageradas no dia. Acredito que esteja tudo esclarecido para que não aconteçam imprevistos neste domingo”, acredita.

    Caso o cidadão veja algo irregular neste domingo, o aspirante explica que ele pode fazer contato pelo 190 ou até mesmo utilizar o aplicativo Pardal, que permite mandar áudio, fotos e vídeos, que serão encaminhados ao tribunal da cidade. “Crimes comuns em Arapongas são o voo da madrugada, que é a distribuição de santinhos, a compra de combustível, boca de urna, manifestação coletiva na frente dos locais de votação”, explica.

    Assista a entrevista na íntegra:


     

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de 2020

    Deixe seu comentário sobre: "Segurança nas eleições de Apucarana e Arapongas será intensificada"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.