Renovação atinge 44% nas prefeituras da região - TNOnline
Mais lidas

    Eleições 2020

    Renovação atinge 44% nas prefeituras da região

    Renovação atinge 44% nas prefeituras da região
    Foto por da redação
    Escrito por Da Redação
    Publicado em 17.11.2020, 18:50:44 Editado em 17.11.2020, 18:51:06
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    Dos 27 municípios da região, 12 deles trocarão seus prefeitos a partir de 1º de janeiro de 2021, o que equivale a 44% do total. Porém, nem todos os eleitos no domingo (15) podem ser considerados novidades para as suas respectivas cidades, já que quatro deles já ocuparam a principal cadeira do Executivo municipal em mandatos passados e agora estão retornando ao posto. Ao todo, 15 prefeitos conseguiram a reeleição.

    O índice de renovação das prefeituras é menor do que o obtido nas últimas eleições municipais, em 2016. Naquele ano, 20 cidades trocaram de prefeitos, uma taxa de 74%.

    Carla Emerenciano (PSL) é atual vice-prefeita em São João do Ivaí e, a partir do ano que vem, assumirá o Executivo perla primeira vez. Ela conseguiu a eleição para assumir a gestão do município com a diferença de 106 votos sobre o segundo colocado Adeildes Alves, o Grilo (Progressistas). “Estamos aqui para agradecer os votos de todos e a partir de hoje, estamos aí com a elaboração do nosso trabalho para o município de São João do Ivaí. Que possamos fazer um governo histórico pela nossa cidade”, disse a candidata.

    Thiago Epifânio da Silva foi eleito pelo PSC em Ariranha do Ivaí e troca o Legislativo pela Prefeitura da cidade a partir de 2021. Em Kaloré, após empate nas urnas, o atual vice-prefeito Edimilson Luis Stencel (PL) é quem assume a partir do próximo ano, por ser mais velho.

    Em Jandaia do Sul, Lauro Junior (PSL) será o próximo prefeito a partir de janeiro depois de vencer às eleições. Em Borrazópolis, Dalton Fernandes Moreira é o prefeito eleito pelo PDT. Natal Casa Vechia (PL) irá assumir a prefeitura de Cruzmaltina. Já em Grandes Rios, Antonio da Silva, o Toninho do Café (PSL) é o novo prefeito. Em Rio Branco do Ivaí, Pedro Taborda Desplanches (MDB) foi eleito.

    Dentre os que reassumirão o Executivo após ficarem fora durante uma Legislatura está o empresário Luiz Carlos Gil (PSD). Ele reassume a prefeitura de Ivaiporã com 49,80% da preferência do eleitorado. O total dá quase 10 pontos percentuais de votos a mais do que recebeu em 2012, quando já foi prefeito.

    Em Rio Bom, o ex-prefeito Moisés de Andrade (PSD) também está de volta ao cargo, ao vencer por 29 votos de diferença o seu concorrente, atual prefeito Ene Gonçalves (PSB). Moisés havia perdido a tentativa de reeleição em 2016 para o próprio Ene.

    Em Godoy Moreira, Primis de Oliveira (PSD) foi eleito e também retorna ao Executivo, bem como Maria Regina Della Rosa (DEM), esta em São Pedro do Ivaí. 

    Jornal Tribuna do Norte

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de 2020

    Deixe seu comentário sobre: "Renovação atinge 44% nas prefeituras da região"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.