MAIS LIDAS
VER TODOS

Minas Gerais

Prefeito que morreu na véspera da eleição é reeleito com 60,8% dos votos

Um caso inusitado aconteceu nas eleições deste domingo (15), em Passa Quatro (MG). O atual prefeito e candidato à reeleição Antônio Claret Mota Esteves, que morreu na véspera da eleição, foi escolhido por 60,8% dos eleitores e acabou reeleito. O Partido V

Da Redação

·
Prefeito que morreu na véspera da eleição é reeleito com 60,8% dos votos
Icone Camera Foto por Reprodução/Partido Verde
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.11.2020, 11:44:17 Editado em 16.11.2020, 11:47:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um caso inusitado aconteceu nas eleições deste domingo (15), em Passa Quatro (MG). O atual prefeito e candidato à reeleição Antônio Claret Mota Esteves, que morreu na véspera da eleição, foi escolhido por 60,8% dos eleitores e acabou reeleito. O Partido Verde fez a solicitação para a substituição do candidato antes do início das votações, mas as urnas já estavam lacradas. A Justiça Eleitoral ainda irá avaliar o pedido.

continua após publicidade

Antônio Claret Mota Esteves (PV) teve 5.638 votos na cidade. Betinho Paiva (DEM) foi o segundo colocado, com 35,61% dos votos (3.302). Em terceiro lugar ficou Dr. Aledson (PSC), que teve 333 votos (3,59%). A cidade ainda teve 666 votos nulos e outros 244 brancos.

O candidato estava internado havia duas semanas após sofrer infarto e veio a óbito na noite de sábado (14). Claret foi o prefeito eleito mais novo da história de Passa Quatro, aos 28 anos, no ano de 1986. Além disso, ele foi vereador, presidente da Câmara, vice-prefeito e prefeito em duas ocasiões.

continua após publicidade

Pedido de alteração e avaliação

Conforme o juiz eleitoral Ronaldo Ribar, da comarca e Itanhandu (MG), que responde por Passa Quatro, o Partido Verde fez a solicitação para substituição de Antônio Claret ainda na noite de sábado (14). O pedido da legenda era de que, neste caso, entrasse na disputa a chapa de Henrique Nogueira Gonçalves como candidato a prefeito e Marco Torres como vice.

Porém, como as urnas já estavam lacradas, não houve tempo para substituição do nome e da foto de Antônio Claret. Desta forma, o candidato apareceu nas urnas.

continua após publicidade

A Justiça Eleitoral ainda irá avaliar o pedido de substituição, o que é comum em toda troca de candidatos. A lei eleitoral permite a troca de candidatura após o prazo (20 dias antes do pleito) em caso de morte. Segundo o advogado da chapa, todo o trâmite foi feito de forma correta para permitir a substituição.

Caso o pedido seja aceito, os votos destinados a Antônio Claret vão para Henrique Nogueira Gonçalves. Caso seja indeferido, os votos serão anulados.

As informações são G1.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de 2020

    Deixe seu comentário sobre: "Prefeito que morreu na véspera da eleição é reeleito com 60,8% dos votos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!