MAIS LIDAS
VER TODOS

Eleições

OABs de Apucarana e Arapongas fiscalizam cota feminina na eleição

As Comissões da Mulher Advogada das subsecções da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Apucarana e Arapongas vão fiscalizar a presença feminina nas eleições deste ano. A ideia é garantir que a legislação que garante a participação das mulheres nos parti

Da Redação

·
OABs de Apucarana e Arapongas fiscalizam cota feminina na eleição
Icone Camera Foto por Divulgação
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.09.2020, 09:27:04 Editado em 30.09.2020, 11:52:19
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As Comissões da Mulher Advogada das subsecções da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Apucarana e Arapongas vão fiscalizar a presença feminina nas eleições deste ano. A ideia é garantir que a legislação que garante a participação das mulheres nos partidos seja cumprida. A ação faz parte da campanha ‘Mulheres na Política’, lançada por órgãos do Poder Judiciário nesta semana.

continua após publicidade

A advogada Franciele Gonçalves faz parte da Comissão em Apucarana. Ela participou do lançamento da campanha, realizado via videoconferência na última segunda-feira (22). “Nós definimos que a comissão deverá atuar na fiscalização e observação das ações dos partidos políticos. Uma cartilha foi distribuída e servirá de base para a nossa atuação”, explicou ela. Uma nova reunião está marcada para a próxima semana. “Na próxima segunda-feira, haverá uma nova reunião online, quando devemos acertar o formato de recebimento das denúncias, como um canal aberto com possíveis vítimas de fraudes para a OAB”, diz.

Em Arapongas, a presidente da Câmara da Mulher Advogada, Sandra Gasparotti, explica que a Comissão estará atenta a fraudes. “O que acontece é que muitas vezes as mulheres são colocadas nos partidos apenas para cumprir a legislação. A mulher precisa efetivamente fazer parte da vida pública e da vida política de forma igualitária. Se as mulheres estão em maior número na sociedade, por que somos em menor número na política?”, questiona.

continua após publicidade

“Vamos estudar formas de ajudar a população a perceber que não se pode mais ser candidata apenas para cumprir cota. Se houver algum tipo de fraude, nós vamos perceber. Muitos olhos estarão atentos e esse tipo de prática”, reitera.

CAMPANHA

Apesar de corresponderem a mais da metade do eleitorado paranaense, apenas 7% dos cargos de chefe do executivo municipal e 12% dos cargos de vereadores são ocupados por mulheres no Paraná. Pensando nisso, o Ministério Público Federal (MPF), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PR), o Tribunal Regional Eleitoral no Paraná (TRE/PR) e o Ministério Público do Estado do Paraná (MP/PR) se uniram na campanha “Mulheres na Política”, uma ação conjunta para alertar sobre a participação efetiva da mulher na política e seus amparos legais.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de 2020

    Deixe seu comentário sobre: "OABs de Apucarana e Arapongas fiscalizam cota feminina na eleição"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!