Número de candidatos a prefeito sobre 22,5% - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Eleições 2020

Foto por Divulgação
Escrito por Renan Vallim
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

O número de candidatos que disputarão as prefeituras dos 27 municípios da região aumentou 22,5% nestas eleições, em comparação com o último pleito municipal, em 2016. A região passou de 71 candidatos, registrados há quatro anos atrás, para 87 nomes neste ano, um aumento de 16 candidatos.

Este avanço se dá por conta de uma maior pluralidade de nomes nas disputas pelas Prefeituras neste ano. As eleições de 2016 eram mais polarizadas, tanto que em 96,3% dos municípios (26 cidades) as eleições foram disputadas por dois ou três nomes. Naquele ano, apenas um município (Cambira) fugiu desta tendência, apresentando cinco nomes para a disputa. Já em 2020, 70,4% das cidades, o que equivale a 19 municípios, vai ver a disputa concentrada em dois ou três candidatos. Teremos duas cidades com quatro candidatos, três com cinco concorrentes, uma com seis nomes e duas com o recorde de sete candidatos.

O prazo para o registro de candidaturas foi finalizado no último sábado (26). A juíza eleitoral da Comarca de Apucarana, Ornela Castanho, explica que agora o trabalho do cartório eleitoral é verificar as documentações enviadas pelos candidatos e partidos, a fim de verificar se há alguma irregularidade. "Paralelamente já foi iniciada também a conferência dos endereços eletrônicos que serão usados nas campanhas dos candidatos, mas ainda não foi possível realizar os levantamentos de todos. Se o candidato ainda não informou as contas de internet virtuais que têm, ainda dá tempo de regularizar. Se ele não informar à Justiça Eleitoral e usar uma conta qualquer, pode receber uma multa de pelo menos R$ 5 mil”, disse ela.

Em Apucarana, o número de candidatos a prefeito dobrou. Em 2016 eram apenas três, mas neste ano serão seis. Em Arapongas e Jandaia do Sul, o avanço foi ainda maior, de 133%. Ambas passaram de três para sete candidatos. Os dois municípios dividem o posto de cidade com maior número de candidatos neste ano de 2020 na região. O município jandaiense, inclusive, registrou o mesmo avanço: de três para sete concorrentes.

Mas o maior avanço aconteceu em Rosário do Ivaí, que viu o número de candidaturas à Prefeitura saltar 150%, de duas para cinco. Outra cidade que se destacou com o avanço de candidaturas foi Rio Bom, registrando o dobro de nomes: de dois para quatro. Ivaiporã avançou de três para quatro candidatos (33,3%).Em contrapartida, a queda mais expressiva no número de concorrentes ao Executivo municipal aconteceu em Cambira.

O município passou de cinco candidaturas em 2016 para apenas três, queda de 40%. Outras seis cidades viram os números caírem de três para dois candidatos, redução de 33%. Em nove cidades, o número de candidatos se manteve o mesmo nas duas eleições. “Como era previsto, pelo fato de terem sido extintas as coligações em relação aos parlamentares, o número de candidatos a vereador acabou aumentando de 2016 para 2020”, destacou a juíza Ornela Castanho.

Deixe seu comentário sobre: "Número de candidatos a prefeito sobre 22,5%"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.