MAIS LIDAS
VER TODOS

Eleições 2020

Com empate técnico, candidato mais velho vence eleição em Kaloré

Um fato inédito foi registrado nas eleições municipais deste ano no município de Kaloré, localizado no Vale do Ivaí, estado do Paraná. Depois do empate de dois candidatos exatamente com o mesmo número de votos, a vantagem ficou com o mais velho, que de

Da Redação

·
Edimilson Luis Stencel (PL) foi eleito prefeito de Kaloré.
Icone Camera Foto por Divulgação
Edimilson Luis Stencel (PL) foi eleito prefeito de Kaloré.
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.11.2020, 21:55:39 Editado em 15.11.2020, 21:55:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um fato inédito foi registrado nas eleições municipais deste ano no município de Kaloré, localizado no Vale do Ivaí, estado do Paraná. Depois do empate de dois candidatos exatamente com o mesmo número de votos, a vantagem ficou com o mais velho, que deverá assumir a cadeira de prefeito.

continua após publicidade

Edimilson Luis Stencel (PL) tem 59 anos. Sua oponente, Rita de Cássia Couto (PSD), a Ritinha, tem 42 anos. Após a totalização dos 3.285 votos válidos, os dois candidatos tiveram exatamente 1.186 votos, sendo 37,14% cada um. O terceiro colocado teve 821 votos, 25,71% do total.

Com o resultado, o Código Eleitoral define que o candidato mais velho é quem assume o cargo, como explica o advogado eleitoral Wilson Scarpelini Kaminski. “É um dispositivo da Lei Eleitoral que vem desde a década de 60. O critério de desempate definido pelo Código Eleitoral sempre será por idade e é válido para qualquer cargo em disputa. Em se tratando de números, não há outro recurso, senão o desempate através da idade, é um tópico que nunca foi alterado na Lei”, explicou o especialista.

continua após publicidade

A candidata Ritinha, vitoriosa nas urnas, mas derrotada pelo Código Eleitoral, lamentou o desfecho e disse que nunca imaginou passar por uma situação como esta. “Eu tinha conhecimento de que a Lei Eleitoral define a vitória para o candidato mais velho, mas eu nunca imaginei que aconteceria comigo. Confesso que fiquei muito triste por todo o trabalho que fizemos até aqui e pelos votos conquistados, mas não há que fazer”, considerou.

A reportagem tentou entrar em contato com o prefeito eleito Edimilson, mas não conseguiu falar com ele.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de 2020

    Deixe seu comentário sobre: "Com empate técnico, candidato mais velho vence eleição em Kaloré"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!