MAIS LIDAS
VER TODOS

Eleições

Candidatos de Arapongas apresentam propostas para a Educação

Responsáveis pelo ensino infantil e também do 1ª ao 5ª ano, as prefeituras precisam dedicar boa parte do orçamento para a Educação. Por isso, as propostas para esta área são essenciais. Em Arapongas, a maioria dos candidatos fala em valorizar os professor

Da Redação

·
Candidatos de Arapongas apresentam propostas para a Educação
Icone Camera Foto por da redação
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.11.2020, 15:06:54 Editado em 05.11.2020, 15:06:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Responsáveis pelo ensino infantil e também do 1ª ao 5ª ano, as prefeituras precisam dedicar boa parte do orçamento para a Educação. Por isso, as propostas para esta área são essenciais. Em Arapongas, a maioria dos candidatos fala em valorizar os professores, reformar o Plano de Carreira e criar novas unidades educacionais.

continua após publicidade

O prefeito de Arapongas e candidato à reeleição, Sérgio Onofre (PSC), defende investimentos em tecnologia, como a implantação de lousa digital nas salas de aula municipais. “A tecnologia precisa ser aliada na sala de aula porque ela faz parte do dia a dia dos alunos, é uma coisa que não pode ser ignorada”, afirma. O fortalecimento do cursinho pré-vestibular gratuito e do Programa de Uniforme e Kit Escolar Gratuito para os alunos da rede municipal também estão entre as prioridades. Ele também destaca a importância da formação continuada dos professores e o avanço que deverá ocorrer através dos três colégios cívico-militares da cidade e a construção do campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR), em terreno doado pela atual administração e com as obras já em andamento.

De acordo com seu plano de governo, Angélica Ferreira (PROS) pretende implementar a educação integral em ao menos 40% das escolas e ampliar as vagas em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Ela elenca projetos que quer criar: de educação ambiental, de educação financeira, de empreendedorismo, de valorização dos professores e de bolsas universitárias a araponguenses de baixa renda.

continua após publicidade

O candidato Fernando Gaúcho (PTC) diz que quer valorizar os profissionais da área e criar novas unidades de ensino. “Vamos revisar o Plano de Carreira dos professores para proporcionar uma melhora gradativa do salário, concedendo um aumento garantido. Também vamos implementar um programa multidisciplinar preparatório para o mercado de trabalho voltado para os jovens. Queremos terceirizar as creches para reduzir ao máximo do déficit de vagas e viabilizar também um colégio agrícola em Arapongas”, ressalta.

Guto Grassano (Podemos), também destaca a necessidade de valorizar os profissionais da educação. “Vamos cumprir a lei do piso do magistério e daremos ênfase aos projetos de capacitação continuada”. Ele afirma querer investir em tecnologia. “Outro pilar nosso é a criação de um aplicativo para o acompanhamento das atividades curriculares das crianças e teremos ainda o ‘Programa Portão Inteligente’, que consiste no desenvolvimento de um sensor eletrônico no tecido do uniforme escolar, permitindo que os pais recebam informações em tempo real da entrada e saída das crianças”.

Pedro Bazana (PV) propõe criar a Universidade da Criança, para trabalhar com as crianças de zero a seis anos, além de implantar contra turnos para alunos de 11 a 16 anos. “Vamos também investir em nossos profissionais na área de educação, principalmente em nossos professores. Vamos valorizando ainda mais essa classe tão especial que merece todo nosso respeito”, destaca.

continua após publicidade

Se eleito, Valdecir Oliveira (PRTB) quer realizar um levantamento para confirmar o número aproximado de crianças que necessitam de vagas em creches do município. “Com base neste levantamento, teremos a demanda exata e então iremos adaptar as creches existentes e construir novas, para zerar esta fila”, diz. Outra proposta é oferecer uniforme gratuito a todos os estudantes do ensino municipal. “Vamos ainda fortalecer o cursinho pré-vestibular do município, para colocar mais araponguenses nas faculdades e universidades”, ressalta.

Através de seu plano de governo, Waldyr Pugliesi (MDB) aponta que alguns dos eixos centrais da Educação em seu possível mandato serão promover capacitação dos professores; garantir acessibilidade nos prédios escolares; e criar equipe multidisciplinar para atuar nos CMEIs.

Tribuna do Norte

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de 2020

    Deixe seu comentário sobre: "Candidatos de Arapongas apresentam propostas para a Educação"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!