Arapongas

Candidato a vereador de Arapongas tem 24 horas para provar que não é analfabeto

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Candidato a vereador de Arapongas tem 24 horas para provar que não é analfabeto
Candidato a vereador de Arapongas tem 24 horas para provar que não é analfabeto

A Justiça Eleitoral de Arapongas determinou que o candidato a vereador de Arapongas, Adauto Fornazieri (PROS), prove que não é analfabeto. A sentença foi dada seguindo pedido do Ministério Público da cidade, que pediu a impugnação da candidatura por ausência de comprovação documental de escolaridade do candidato.

continua após publicidade

Adauto Fornazieri já ocupa uma vaga na Câmara dos Vereadores de Arapongas. Ele foi eleito vereador para as legislaturas de 2005-2008, 2013-2016 e 2017-2020.

De acordo com o despacho do juiz eleitoral Luciano Souza Gomes, o candidato não apresentou comprovante de escolaridade, mas apenas uma certidão indicando ter sido reprovado na 1ª série do Ensino Fundamental.

continua após publicidade

Segundo o texto do juiz, "há sérias dúvidas quanto à alfabetização do pretenso candidato" e que o fato dele já ocupar cargo no Legislativo local não o desobriga de provar que é alfabetizado.

Portanto, o juiz determinou que Adauto Fornazieri compareça ao Cartório Eleitoral de Arapongas em 24 horas. O despacho foi dado às 15 horas desta sexta-feira (16). Ele precisa escrever uma declaração de próprio punho, na presença de um servidor da Justiça Eleitoral, para provar que não é analfabeto, sob risco de ter a candidatura impugnada.

O candidato afirmou que ainda não foi informado da decisão. "Assim que a decisão chegar até mim, vou me reunir com o departamento jurídico para decidir como agir. É estranho porque já fui eleito três vezes e nunca tive esse problema", afirmou.

Tags relacionadas: #vereador