Justiça Eleitoral de Apucarana sorteia ordem dos programas - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Eleições

Justiça Eleitoral de Apucarana sorteia ordem dos programas

Foto por Arquivo TN
Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

A Justiça Eleitoral da Comarca de Apucarana fez uma reunião com representantes dos partidos e coligações que concorrem às eleições deste ano na tarde desta segunda (5), para sortear a ordem de apresentação da propaganda eleitoral gratuita. O encontro presencial teve também a participação de representantes de emissoras de rádio e TV de Apucarana, já que também foi definido o plano de mídia para o pleito. O início das transmissões está previsto para o dia 9 de outubro.

De acordo com a juíza eleitoral Ornela Castanho, o sorteio foi bastante tranquilo. “O único ponto onde houve uma divergência logística ficou com as TVs, que preferiam o envio dos programas através de um formato específico, para facilitar a veiculação. No entanto, haveria custos aos partidos. A maioria das coligações alegou que não teria condições de custear este formato alternativo e a proposta foi então rejeitada”. Assim, ficou decidido que cabe às emissoras promover o recolhimento das gravações de forma física e presencial, gravado em alta definição.

O sorteio determinou que, no primeiro dia, a coligação ‘Chegou a Hora’, do candidato Rodolfo Mota (PSL), vai iniciar a programação, seguido pelo PSOL, da professora Malu Domingues. O maior tempo estará na terceira apresentação, com o prefeito Junior da Femac (PSD), candidato à reeleição pela coligação ‘Eu Amo Apucarana’, seguido de Carol Scarpelini (Podemos), da coligação ‘Juntos Podemos Mudar Apucarana’. Depois virá a coligação Apucarana que o povo quer, de Laércio Luz (PT) e, por fim, o candidato do Republicanos, André Romagnoli.

Foi esclarecido também que a coligação que veicular a propaganda partidária por último passará a veicular como primeira no dia seguinte, conforme a lei eleitoral. Desta forma, quem veiculou primeiro passará para a segunda posição do dia seguinte, e assim sucessivamente. A transmissão da propaganda eleitoral gratuita será feita em duas faixas: às 13 horas e às 20h30, ambas com duração de 10 minutos. Outra determinação é que as emissoras de rádio e de televisão devem reservar 70 minutos diários, inclusive aos domingos, para as inserções ao longo da programação, entre as 5 horas e meia-noite, na proporção de 60% para prefeito e de 40% para vereador.

Ficou estabelecido também que quando a coligação ou partido não enviar mídia com o programa a ser veiculado naquele dia, as emissoras deverão reexibir o último programa enviado. Caso a coligação/partido não envie nenhum material para a emissora, a mesma deve veicular a mensagem de áudio de que o horário está reservado à propaganda eleitoral gratuita, prevista na Lei nº 9.504/97.

   

Deixe seu comentário sobre: "Justiça Eleitoral de Apucarana sorteia ordem dos programas"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.