PESQUISAS ELEITORAIS ENGANAM O ELEITOR OU OS POLÍTICOS? - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

O Curisco na Política

PESQUISAS ELEITORAIS ENGANAM O ELEITOR OU OS POLÍTICOS?

Foto por
Escrito por Curisco Campoy
Publicado em 12.10.2018, 00:00:00 Editado em 11.10.2018, 00:00:00
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Foto: Reprodução


Nas eleições, temos dois tipos de pesquisa: para eleitores e políticos. Será que elas realmente antecipam os resultados finais? No último domingo, não. Se na presidencial, ficaram dentro da margem de erro, nas demais, falhas gritantes.


Para o governo estadual, em São Paulo, o terceiro acabou em segundo, e no Rio de Janeiro, o segundo em quarto e o quarto em primeiro.


Para o senado, no Paraná, na véspera, Requião seria o mais votado e Beto Richa brigava pela segunda vaga. Votos contados, Requião fora e Richa em quinto lugar. Situações parecidas com Dilma, em Minas, e com Suplicy, em São Paulo. Erros sem punição e explicados com aquela velha desculpa: houve uma movimentação inesperada nas últimas horas.


Foto: Reprodução


(Pesquisa apontou Requião como o mais votado e Beto Richa brigava pela segunda vaga. Foto: reprodução)


Tem também as pesquisas internas que os políticos contratam, pagando caro para acompanhar seus desempenhos. Porém, mais dinheiro jogado fora com erros alarmantes. O político gosta de ser enganando ou contrata pesquisa para enganar? A reforma política tem de ser feita urgentemente para rever as pesquisas em época de eleição. Afinal, a única que acerta é a das urnas.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "PESQUISAS ELEITORAIS ENGANAM O ELEITOR OU OS POLÍTICOS?"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Mais Notícias