Facebook Img Logo
  1. Banner
Maria e Assis
Maria e Assis

Equilibrando ondas para harmonizar ouvidos

O grupo de RAP formado oficialmente em março de 2015, composto pelos irmãos Marcelino, “Agamenon” e “Tim” (Jonatas Agamenon da Silva Marcelino - estudante de Serviço Social - e Jefferson da Silva Marcelino - estudante de Turismo -, ambos da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Apucarana), trazem em suas letras um pouco do que a cultura Hip-Hop proporciona, visando uma discussão sobre assuntos que vão de encontro com a realidade social em suas complexidades culturais. 

Junto com os elementos da cultura Hip-Hop, buscam proporcionar uma interação com o público, sob a luz da ideia de estreitar as relações e propagar a voz que carregam em si, com o peso da realidade periférica de uma juventude negra em busca de conhecimento e ascensão na sociedade capitalista. A ideia é não calar essa voz perante as atrocidades que ocorre no país, e, neste sentido, o RAP proporcionou o espaço ideal para o debate sobre questões impregnadas nas estruturas sociais, denunciando toda forma de opressão que ainda é vivenciada em uma sociedade extremamente arraigada às lógicas colonialistas.

Além de letras críticas e reflexivas ante o novo milênio, eles também trazem em seu repertório músicas para momentos de diversão e lazer, envolvendo vários outros estilos como reggae, samba, blues entre outros ritmos que contemplam o gosto e a realidade dos irmãos, mesmo que estejam extremamente e intimamente interagidos e em intercâmbio com a cultura Hip-Hop em suas imbricações urbanas.

Atualmente o grupo se apresenta em eventos culturais e ambientes que promovem a cultura local para o público regional, levando o espírito coletivo e essencialmente crítico a fim de proporcionar novos horizontes e perspectivas de vida em sociedade para uma sociedade plural e miscigenada.

É relevante (re)afirmar que suas letras trazem a força da voz da negritude a qual representam no sangue e na alma, sem deixar morrer a criticidade diante a história de subalternização dessa raça que, por assim dizer, se mostra sempre à frente da resistência aos que ainda pregam o preconceito e agem, de forma naturalizada, sem buscar a desconstrução das estruturas que regem essa lógica ultrapassada e desumanizadora, que ainda marginaliza e, em outros momentos, “fetichiza” o corpo negro em sociedade, em busca da emancipação e da expansão da consciência coletiva para com o valor da voz da cultura popular.

No que se diz respeito ainda à produção de conteúdo no RAP, eles estão trabalhando em clipes e músicas singles – em parcerias com outros artistas locais como o “Kizzy” - que servem de divulgação do trabalho e, ainda, de chamada para os futuros materiais que estão solidificando, entre estes, o primeiro disco do grupo.

Recentemente participaram do Festival Sons da Rua na capital de São Paulo, o qual foi promovido e patrocinado pela TNT em parceria com o Laboratório Fantasma, selo do artista e produtor em evidência Emicida e seu irmão Fióte. Eles chegaram até a final do festival, passando por algumas fases eliminatórias, levando e representando o nome do Paraná na grande metrópole na Arena Corinthians. O evento contou com nomes importantes na cena do RAP nacional como Mano Brown, Emicida, Rincon Sapiência, Djonga, o mestre Thaíde, e, ainda, os dois finalistas Bia Doxum e a Família ZL, a qual foi campeã do Festival.

Por Giovane de Assis.  

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo.
Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Maria e Assis
Maria e Assis
Maria Luiza Siqueira, tem 21 anos é estudante de Letras Espanhol. Apaixonada por música e literatura, adora conhecer pessoas e viver novas experiências por meio da cultura.

Giovane de Assis tem 27 anos, é artista independente e estudante de Letras-Português na UNESPAR. Preza por estreitar os caminhos entre artistas e público, de modo que se promova ações culturais em foco da consolidação e ampliação dos horizontes voltados para o Vale do Ivaí.
×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber