Facebook Img Logo
  1. Banner
Maria e Assis
Maria e Assis

S U L R E A L I D A D E na C I D A D E

Desde a sua formação em 2014, o grupo SULREAL trafega pelo cenário underground do norte do Paraná, mantendo contato direto com a cena cultural de várias cidades – da região e fora do estado - por onde tem passado. Um trabalho sólido, autoral e de identidade, que busca sempre ampliar os horizontes e sua própria bagagem musical. 

“Cria” dos sarais de poesia e já há algum tempo participativos na promoção de eventos artísticos e culturais em Apucarana (cidade onde residem), ajudam a levar ou, por assim dizer, (re)ascender a cultura Hip-Hop nas periferias de toda a cidade.

    Arte por Bruno Silva (Nobru Tattoo)

Em Setembro de 2016 nasceu o primeiro disco intitulado ''Nos Vales Do Sul'', com 16 faixas que explanam os ritmos trap, dub, rap bossa, boom bap clássico e suas variantes. O disco tem participação assídua de Giovane de Assis (músico multi-instrumentista e um terceiro membro do time em determinadas apresentações, com seu backing vocal apurado, controlando as batidas, colagens e samples) e outros Mc’s (“Mestres de Cerimônia”, como são chamados os detentores da voz lírica no gênero RAP) como “Rafa na Raça”, “Mano Bagulho” e entre outros.

Foto por Alex Sandro (Sansão) e montagem por Bruno Silva (Nobru Tattoo)

D'la Rocha e Zapcost (Allan Henrique Rocha Fonseca e Maycon Zarpellon Costa) são os idealizadores deste projeto; dois jovens que trazem para os seus trabalhos e atividades artísticas aquilo que respiram diariamente: disciplina, respeito, união e verdade, sendo estes os principais elementos na composição de cada música.

O grupo proporcionou e foi inaugural no sentido de várias produções – de RAP - na cidade de Apucarana e região, influenciando e incentivando outros grupos e artistas locais – de RAP ou outros gêneros - a produzirem com a mesma ânsia e atitude. Assim, seus trabalhos foram sementes para outros projetos, visto que, eles próprios também são frutos de outros projetos e artistas que os influenciaram e, por assim dizer, semearam a “Cidade Alta” de cultura e arte. 

Todo o material áudio e visual desenvolvido até o momento estão disponíveis nas plataformas mais importantes do ambiente virtual, os quais alçam voos cada vez mais significativos na disseminação, circulação e distribuição em rede. 

Alcançando um público variado, multicultural e expansivo, ajudando a levar a arte, a música e o RAP pé vermelho e Apucaranense para outros estados, é importantíssimo destacar que, tudo isso foi e é trabalhado de forma independente, sem o auxílio ou o apoio de entidades ou instituições culturais da cidade a qual residem – a não ser pelos próprios agentes da cultura subalterna da região ou veículos de mídia independente – contando na maior parte das vezes com os próprios esforços e finanças.

     Foto por Caroliny Frizo

Atualmente o grupo trabalha em um disco novo que trará à tona assuntos impregnados na sociedade contemporânea e no Brasil, firmando cada vez mais a identidade musical e o conteúdo lírico do grupo. Neste sentido, eles seguem poupando apresentações na região para poderem desenvolver e focalizar as energias na produção deste novo trabalho que está sendo realizado em parceria com o Estúdio Avanti do artista e produtor “Bacuri”.

Por fim, é preciso expor que os idealizadores do grupo SULREAL participam e ajudam a desenvolver projetos sociais como por exemplo a Liga H.H.U.A (Hip-Hop Underground Apucarana), na qual são ativamente engajados – em parceria com outros grupos, nomes e simpatizantes da cultura popular da região -, movimentando eventos e proporcionando novas experiências de conhecimento através do Hip-Hop para com as comunidades periféricas da cidade de Apucarana.

Por Giovane de Assis. 
 


O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo.
Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Maria e Assis
Maria e Assis
Maria Luiza Siqueira, tem 21 anos é estudante de Letras Espanhol. Apaixonada por música e literatura, adora conhecer pessoas e viver novas experiências por meio da cultura.

Giovane de Assis tem 27 anos, é artista independente e estudante de Letras-Português na UNESPAR. Preza por estreitar os caminhos entre artistas e público, de modo que se promova ações culturais em foco da consolidação e ampliação dos horizontes voltados para o Vale do Ivaí.
×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber