Facebook Img Logo
  1. Banner
Maria e Assis
Maria e Assis

Cine Fênix Cultural: acesso à cultura através do cinema

O projeto de extensão da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Apucarana foi criado pelos coordenadores João Navas, funcionário do Cine Teatro Fênix, Paula Luersen e o professor Lauro Iglesias Quadrado com o intuito de promover novas iniciativas culturais para a cidade de Apucarana.

Sabemos que nos cinemas das cidades os filmes exibidos são restritos, no sentido de que são passados somente os filmes que estão em alta no momento e mais comumente filmes americanos. Sendo assim, o projeto Cine Fênix Cultural contribui com a comunidade trazendo novas maneiras de ver o cinema mundial, explorando e debatendo filmes estrangeiros, conhecendo dessa forma novos títulos, com diferentes temáticas saindo fora do modismo. 

O Sesc Apucarana também é um parceiro desse projeto, disponibilizando seu acervo incrível de títulos nacionais e estrangeiros, favorecendo ainda mais o repertório do projeto. As exibições ocorrerão quinzenalmente, e logo depois delas, acontecerá uma conversa/debate com professores da Unespar interessados por cinema. O evento é gratuito e é uma oportunidade excelente de acesso à cultura, ou melhor, à novas culturas. Através do cinema, pode-se vivenciar novas experiências e também conhecer rasgos distintos de outros idiomas. 

(Mariana e Martín, protagonistas do filme "Medianeras: Buenos Aires na Era do Amor Virtual". Foto: Reprodução)

O filme argentino “Medianeras: Buenos Aires na Era do Amor Virtual” (2011) dirigido por Gustavo Taretto, conta a história de Martin (Javier Drolas), um fóbico em processo de recuperação. Pouco a pouco, ele consegue sair do isolamento de seu apartamento e de sua realidade virtual. Ele é um web designer. Mariana (Pilar López de Ayala) acabou de terminar depois de um longo relacionamento. Sua cabeça é uma bagunça, assim como o apartamento onde ela se refugia. Martin e Mariana vivem no mesmo quarteirão, mas ainda que seus caminhos se cruzam eles não chegam a se encontrar. Eles caminham através dos mesmos lugares, mas eles não percebem uns aos outros. Como eles podem se reunir em uma cidade de três milhões de pessoas? Eles vivem no centro de Buenos Aires, a cidade que os une e também os separa.


Por Maria Luiza Siqueira

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo.
Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Maria e Assis
Maria e Assis
Maria Luiza Siqueira, tem 21 anos é estudante de Letras Espanhol. Apaixonada por música e literatura, adora conhecer pessoas e viver novas experiências por meio da cultura.

Giovane de Assis tem 27 anos, é artista independente e estudante de Letras-Português na UNESPAR. Preza por estreitar os caminhos entre artistas e público, de modo que se promova ações culturais em foco da consolidação e ampliação dos horizontes voltados para o Vale do Ivaí.
×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber