Facebook Img Logo
  1. Banner
Maria e Assis
Maria e Assis

'Perplexia à Flor do Verso'

Rafael Ferreira Vieira é um artista apucaranense que atua desde do inicio dos anos 2000 nos subterrâneos da cultura Hip-Hop da “Cidade Alta” (como é conhecida a cidade de Apucarana). Envolvido com trabalhos sociais que desenvolvem e levam conhecimento e cultura para as periferias, o artista conhecido como Rafa na Raça tem na memória de Apucarana uma grande ação no que se refere à produção e engajamento através da arte. 

Seus primeiros projetos foram desenvolvidos a partir do grupo União Lado Torre, juntamente com outros membros que constituíam o grupo que, não só trabalhava a música RAP, mas também outros âmbitos da cultura Hip-Hop, como o grafitti e o breakdancing. O grupo, ao decorrer dos anos teve várias formações, até que se constituísse realmente e oficialmente como um grupo de RAP, assimilado de forma coerente com sua história e formação, levando em consideração todos os que participaram do percurso histórico em que se deu o grupo no todo de sua história.

(Foto: Reprodução/Alex Rocha)

O artista sempre esteve envolvido em muitas parcerias no decorrer de sua atuação artística, incluindo participações e intercâmbios com artistas que não residem somente em Apucarana. As principais parcerias e mais significativas e que estão mais em evidência nos espaços virtuais são com o artista Giovane de Assis e com o grupo Sulreal de Apucarana.

Seu trabalho, o qual dedicou e colocou parte de sua história e de sua linguagem poética se chama Perplexia, um livro de poemas contemporâneo que estabelece a identidade única deste artista. Neste livro, muitos poemas são também letras de RAP, sendo que, muitas das produções escritas neste trabalho impresso, estarão acoplados em um disco de RAP que vai contemplar de forma conceitual todo o conteúdo da obra. O livro ainda conta com poemas que foram feitos em parceiras com outros artistas que produzem cultura e arte na cidade, no formato de música RAP ou músicas instrumentais com banda.

Atualmente, o artista trabalha na divulgação do seu livro Perplexia e ainda promove cultura em parceria com o projeto Liga HHUA (Hip-Hop Underground Apucarana), que leva Batalhas de Breakdancing e de Rimas baseadas em temas conscientes e, ainda, trabalha com o social em um grupo de estudos realizado na instituição SESC de Apucarana, o qual o foco é em conteúdos intelectuais em todos os âmbitos, fortalecendo o conhecimento da comunidade e proporcionando eventos que fomentem essa ação; Brasil-Navalha, um Sarau Cultural que contempla artistas da região e o conteúdo do livro Perplexia, tendo como principal objetivo a interação artística e divulgação dessa ideia, criando conexões entre as diversas culturas em nosso meio; e ainda o Necrópsia Social, um “Fanzine” (espécie de revista independente) que trata de assuntos engajados e críticos à sociedade.

Por Giovane de Assis.

 


O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo.
Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Maria e Assis
Maria e Assis
Maria Luiza Siqueira, tem 21 anos é estudante de Letras Espanhol. Apaixonada por música e literatura, adora conhecer pessoas e viver novas experiências por meio da cultura.

Giovane de Assis tem 27 anos, é artista independente e estudante de Letras-Português na UNESPAR. Preza por estreitar os caminhos entre artistas e público, de modo que se promova ações culturais em foco da consolidação e ampliação dos horizontes voltados para o Vale do Ivaí.
×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber