Facebook Img Logo
  1. Banner
Igor Lino
Igor Lino

Pontos da carne

Atualmente, a carne vermelha é uma importantíssima fonte de proteína,  além de ter um incomparável sabor e suculência. Muitas pessoas têm dificuldade na hora do preparo, pois alguns querem ao ponto, outros bem passada (uma pena por sinal, rs). Espero poder ajudar vocês leitores a chegarem ao ponto escolhido da forma correta, aproveitando o melhor da carne vermelha!

Mal Passado – Extra Rare:

Conhecida como selada, a carne é tostadinha pela superficial, e morna no interior. Ou você ama ou odeia. Para selar, apenas deixe fogo extremamente alto e deixe aproximadamente dois minutos de cada lado. A temperatura não passa de 54 ºc.

Ponto Menos – Rare:

A superfície fica bem grelhada e o miolo ainda consegue manter a estrutura original, com grande parte do seu suco e o vermelho vivo. Com o fogo alto deixe a carne de 3 a 4 minutos de cada lado. Sua temperatura deve atingir até 60ºc. Neste ponto, você consegue extrair o melhor de suculência, maciez e sabor!

Ao Ponto – Medium:

Este preparo deixa carne com a superfície linda, com uma cor caramelizada, seu interior ainda deve ter uma boa faixa rosada no centro do corte, porém suas bordas devem estar bem mais tostadas quando comparadas ao ponto “mal passada”. Esse preparo deixa a carne macia ao toque, especialmente no centro. Você deve colocar o bife com cerca de dois centímetros de espessura numa chapa bem quente por cinco a seis minutos de cada lado. Sua temperatura varia entre 60 a 65ºc.

Esse é o ponto da paz, quando você não se manifesta, e quem gosta de bem passado não chega a reclamar, e quem gosta de mal passado também come sem “reclamar”.

Ponto Mais – Medium Rare

Quase todas as proteínas foram desnaturadas, a carne estará dura ao toque e toda a cor alterada para o tom rosado opaco. Poucos sucos restam no interior.

Bem Passado – Well Done:

Este ponto é extremamente difícil de ser alcançado com maestria, pois você deve deixar as bordas completamente tostadas, porém não podem estar queimadas, e o interior não pode chegar a 70ºc. A carne já não fica macia ao toque, apresentando uma maior solidez.  O grande segredo é proceder selando em fogo alto, mas continuar cozinhando em fogo baixo por aproximadamente dez minutos de cada lado, sempre atento para não passar do ponto. Você perderá aproximadamente 10 minutos esperando para comer uma carne ressecada e sem maciez.

Sobre qual o melhor ponto da carne, minha resposta sempre será a mesma: Aquele que traga prazer ao seu paladar. Não existe melhor ou pior ponto, até mesmo porque, gosto não se discute, não é mesmo?! 

Te espero na loja e tiro qualquer duvida! Tamo Junto! 

#Partiu Churras

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo.
Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Igor Lino
Igor Lino
Gastrônomo formado pelo Centro Universitário de Maringá (UniCesumar), pós graduando em MBA em gastronomia. Realizou diversos cursos na área de cortes e qualidade da carne, obtendo o titulo de especialista em carne nobre. Proprietário da primeira boutique de carnes de Apucarana e região, Meat and Beef Club.
×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber