Quantos votos para chegar lá?

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
Câmara Municipal de Apucarana
fonte: Adriana Savicki
Câmara Municipal de Apucarana

Quantos votos cada partido terá que fazer para eleger um vereador em Apucarana? Para os especialistas no assunto, serão necessários 6,5 mil votos, em média. A conta é a do coeficiente eleitoral, que é calculado com base no total de votos válidos dividido pelo número de cadeiras. O município tem 95.743 eleitores, mas nem todos vão às urnas e os votos brancos e nulos não entram na conta. Assim, a estimativa é que os votos válidos somem entre 72 mil e 75 mil, a depender da abstenção, que serão distribuídos pelas onze cadeiras da casa. Historicamente, o número de ausentes nas urnas é menor nas eleições municipais. Assim, para que um partido eleja um vereador apenas com os votos diretos, todos os candidatos, juntos, precisam somar cerca de 6,5 mil votos. Para eleger dois seriam necessários entre 9 mil e 9,5 mil votos. Com cerca de 150 candidatos a vereador na disputa é pouco provável que um partido atinja tal quantidade de votos. No entanto, a matemática eleitoral não é tão simples, porque na conta entram as sobras e os votos de legenda, que podem ajudar um partido a eleger até dois vereadores.

continua após publicidade

Disputa em Sabáudia

A eleição municipal de Sabáudia terá três nomes na disputa, um a mais que no pleito de 2020. Concorrem ao cargo o atual prefeito, Moises Ribeiro (PP), que tenta reeleição, o ex-prefeito Hugo Manueira (PSD), que antecedeu Moisés, e o estreante na política Aroldo Gonçalves dos Santos (PSOL). Uma coisa é certa, Sabáudia terá uma vice-prefeita. Os três postulantes ao cargo têm mulheres como vice. A vice atual, Cristiane Viana dos Santos Bortolo (União Brasil) tenta reeleição. Já o ex-prefeito Hugo Manueira fez composição com a enfermeira Alessandra Valério (PL). O candidato do PSOL tem como vice Thais Suelen, que é do mesmo partido.

continua após publicidade

Três em Califórnia

No início deste ano, Califórnia esboçou ter até cinco candidatos a prefeito nas eleições deste ano. No entanto, com o passar do tempo e com a realização das convenções partidárias, o número acabou caindo para três. Estão confirmados na disputa à sucessão do prefeito Paulinho Moisés (PP) os candidatos Hugo Bernardo (PP), Professor Rivelino (PL) e Paulo da Padaria (PSDB). Os três concorrentes são pessoas bem conceituadas na cidade e com grande potencial de votos. A disputa promete ser boa. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o município de Califórnia tem cerca de 7,1 mil eleitores aptos a votar no pleito de 6 de outubro.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Tags relacionadas: #foco na política