Foco na Política

Câmara de Apucarana faz balanço positivo

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Câmara de Apucarana faz balanço positivo
Câmara de Apucarana faz balanço positivo

Ao completar seis meses como presidente da Câmara Municipal de Apucarana, o vereador Franciley Preto Godoi Poim (PSD) faz um balanço positivo dos trabalhos realizados neste período. Segundo ele, a economia, transparência, austeridade, a parceria com o poder Executivo e Governo do Estado do Paraná, o diálogo com vereadores, vereadora e servidores e inovação nos setores possibilitaram, de janeiro a junho, uma boa gestão favorecendo a população de Apucarana.

continua após publicidade

Ele cita como resultado desta boa gestão a devolução de R$ 1 milhão de sobras ao Executivo, dinheiro que será investido na construção do Hospital de Apucarana, conforme sugestão de todos os vereadores. Poim garante ainda que em agosto mais R$ 1 milhão será devolvido com a mesma finalidade.

De acordo com as três palavras de ordem adotadas pelo presidente, desde o início da sua gestão: “Transparência, Trabalho e Lealdade”, a Comissão de Licitação, por exemplo, vem atingindo todos os objetivos propostos por Poim e pelo diretor administrativo  Cecílio Luz Junior. Neste aspecto foram realizados 16 processos, que resultaram em muita economia para os cofres públicos.

continua após publicidade

Poim ressalta que, “embora a pandemia tenha mantido algumas restrições no atendimento presencial na sede do Legislativo e até na proximidade como a comunidade, na política não fazemos nada sozinhos.  Estou muito satisfeito com todo trabalho realizado até aqui. Nosso objetivo é trazer melhorias e trabalhar para transformar Apucarana em uma cidade cada vez melhor. Essa é a minha vontade, a vontade de todos os parlamentares que estão aqui, a vontade do prefeito Junior da Femac, do vice-prefeito Paulo Vital, do nosso governador Ratinho Junior e do nosso amigo e parceiro, secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, que tem nos ajudado e nos acompanhado”, frisa.

 RELATÓRIO

Desde início do ano foram realizadas 20 sessões ordinárias e 17 extraordinárias, sendo apreciadas 729 indicações e votados 68 projetos de lei, 34 requerimentos, 9 moções, 11 projetos de decreto legislativo, 6 projetos de lei complementar e 5 projetos de resolução.

continua após publicidade

A partir deste ano, após alteração no Regimento Interno, as sessões extraordinárias passaram de três para duas sessões/dia com intervalo de 20 minutos. A convocação pode ser feita com antecedência de até 6 horas.  

continua após publicidade

Procuradoria da Mulher

Um dos principais projetos colocados em prática pela Câmara de Apucarana neste semestre foi a implantação da Procuradoria da Mulher, aprovada por unanimidade.

A Procuradoria da Mulher irá aproximar ainda mais a Câmara Municipal da população de Apucarana. “Vamos trabalhar em sintonia com o Executivo através da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família, secretaria de Saúde, Educação e, também como o nosso Judiciário. Nosso objetivo é fortalecer e ampliar a rede de proteção em defesa das mulheres apucaranenses”, diz o presidente Franciley Preto Godói Poim.

Entre outras ações do Legislativo Municipal, Poim cita a reformulação do Portal da Transparência, que agora está de cara nova e de fácil acesso por parte da comunidade apucaranense. Além disso, a Câmara se prepara para implantação do eSocial, um sistema de prestação de informações ao Governo Federal, que tem por objetivo unificar o envio das informações tornando os processos dentro das empresas mais transparentes e menos complicados.

Tags relacionadas: #Apucarana #vereadores