Inveja: caruncho da alma

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline

"Inveja:desejo de possuir o que o outro tem,cobiça e perversidade.Segundo Santo Agostinho,a inveja é o pecado diabólico por excelência.É o caruncho da alma, que tudo corrói e reduz ao pó."

continua após publicidade

Por inveja, satanás em forma de serpente seduziu Eva a comer do fruto proibido. Talvez seja por isso que o símbolo da inveja, seja representado por uma serpente. Foi também por inveja que Lúcifer, um dos primeiros anjos de Luz criado por Deus, queria ter os mesmos direitos e poderes do seu criador.

Foi por inveja, que Caim matou seu irmão Abel, os primeiros filhos de Adão e Eva.Foi por inveja,que o rei Herodes mandou matar todas as crianças do seu reino e vizinhança,na idade de Jesus,por medo e inveja que Ele iria se destacar mais do que ele.Até mesmo Jesus,foi invejado pelos sumos sacerdotes por ser solidário diante do sofrimento humano.Foi também por inveja,que seu fiel discípulo Judas Iscariotes, O entregou aos seus executores.

continua após publicidade

Enfim,a inveja,sempre fez parte da alma humana,em pequenas e grandes doses,fazendo o indivíduo sofrer gratuitamente ao testemunhar o êxito do próximo.É um fato real que está inserida praticamente em todas as classes;seja social,empresarial,entre amigos.E pasmem!!??Até no meio familiar...

A pessoa invejosa,ignora suas habilidades e seu crescimento espiritual.Ela fica cega de ódio e frustrada perante a vontade de não realizar os atributos ou qualidades da outra pessoa.Para o invejoso,tudo do outro é sinônimo de incômodo:o sucesso profissional, a inteligência, os bens materiais, o status, e outros requisitos que incomodam os olhos da cobiça. Só que o invejoso,não imagina,que muitas vezes a pessoa invejada,passou por muitos percalços na vida para chegar a posição que está.

Geralmente o invejoso é inseguro,com baixa estima,muitas vezes não tem competência e se acomodou no seu mundinho. Só que na sua cabeça,ele está agindo normal,sem admitir seus erros e defeitos. É um processo complicado e delicado, mas se a pessoa perceber essa anomalia,sem constrangimento deve procurar se ajudar. Se não houver resultado, deve procurar ajuda de um psicólogo ou ajuda espiritual.

continua após publicidade

E ver que ao invés de cobiçar o que o outro tem, deve se preocupar consigo e ver que nesse imenso universo, há espaço para todos.É só querer...

*** *** ***

"Perverso o homem de olhar invejoso, que vira o rosto e despreza as pessoas."Eclesiástico 14:8- Bíblia