Homenagem à Miss Paraná, Mirian Marçal; Confira!

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline

Olá, amigos e leitores!

continua após publicidade

Neste sábado (3), saiu uma matéria em homenagem à minha irmã Mirian Marçal, que preparei junto da jornalista Fernanda Neme. Vou postar o texto aqui em meu blog para que acompanhem e conheçam sua linda trajetória como Miss Paraná. 

Gratidão! 

continua após publicidade

Confira:

Entre as belas mulheres da região que se destacaram em concursos de beleza, está Mirian Marçal, eleita Miss Paraná, em 1966, que representou a cidade de Califórnia. Além da competição de beleza a nível estadual, a apucaranense foi Rainha do Café por duas vezes, uma em 1958 e outra em 1960. 

Após participar do Miss Apucarana, quando ficou em 2º lugar, Mirian foi convencida pela amiga da família Raquel Wetterer a se candidatar a Miss Califórnia para representar o estado durante o Miss Paraná. O resultado não foi diferente. Na noite de 8 de junho, a jovem, de 21 anos, com uma torcida implacável, foi eleita a mais bela paranaense no Ginásio de Esportes Thália, em Curitiba. 

continua após publicidade

Mirian foi homenageada e leva o nome de uma das principais ruas de Califórnia. Atualmente, ela, que é irmã da escritora e pesquisadora Lílian Marçal de Oliveira, de Apucarana, vive em Curitiba com a família. Mirian foi casada com o doutor Gilney Carneiro Leal (in memoriam), renomado advogado de Londrina, que foi chefe da Casa Civil, em Curitiba, na gestão do governador Álvaro Dias. 

Auge dos concursos

Os concursos de beleza eram os eventos que mais movimentavam a sociedade na época. O empresário e economista Voldimir Mirão Maistrovicz, de Apucarana, recorda vividamente de quando Mirian foi eleita Miss Paraná. "Mirian sempre foi uma moça muito bonita e sua amiga Raquel Wetterer, esposa do médico Wetterer, não se conformou com o resultado e a convenceu a representar Califórnia. Claro que ela ganhou Miss Paraná", relembra. 

continua após publicidade

Mirão conta que os bailes e concursos de Apucarana e região quase sempre eram realizados no Clube 28 de Janeiro. "Era o ponto de reunião da juventude. O local era famoso por causa dos eventos sociais que movimentavam a todos", acrescenta. 

O casal Gilson Alves Ribeiro e Cristina Sessak Ribeiro, de Apucarana, também recorda o período em que concursos de beleza movimentavam a região. "Era um espetáculo. As mulheres se preparavam, mandavam fazer roupas e aguardavam com ansiedade esses jantares e reuniões da sociedade. A Mirian, e as outras candidatas, tinham torcida. Era o que agitava a cidade", afirma. 

Escritora dos anjos 

Lílian Marçal de Oliveira, irmã de Mirian, que ficou conhecida por ter sido Miss Paraná, é pesquisadora e escritora e leva seu conhecimento sobre anjos para seguidores de todos os cantos do país. Lílian é pesquisadora, escritora e colunista sobre temas angelicais, místicos e diversos outros assuntos relacionados ao bem-estar espiritual e ao Feng Shui.

A pesquisadora é autora dos livros “São Miguel Arcanjo - O defensor dos filhos da Terra”, “Anjos Mensageiros alados de Deus” e “São Miguel Arcanjo – Anjo da Luz divina e destruidor das trevas”.