FENG SHUI: PORTA DE ENTRADA E SALA DE ESTAR

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
Imagem ilustrativa da notícia FENG SHUI: PORTA DE ENTRADA E SALA DE ESTAR
fonte: Divulgação

Na edição passada a coluna abordou o equilíbrio da energia na cozinha de acordo com o Feng Shui. Hoje vamos passar algumas dicas dessa filosofia milenar chinesa para ajustar a energia da porta de entrada da casa e da sala de estar.

continua após publicidade

É através da porta de entrada que o nosso lar se abre para receber todos os tipos de energia, bem como dar as boas vindas a quem chega. Para obter o equilíbrio da energia de acordo com o Feng Shui, uma das dicas é utilizar algumas ferramentas para que porta de entrada da casa transmita a sensação de harmonia, aconchego e organização e, assim, barrar as vibrações ruins vindas das ruas, trazidas mesmo involuntariamente pelas visitas e os próprios moradores. A sugestão nesse caso é deixar a área de entrada da casa bem iluminada e uma decoração suave com objetos que inspiram beleza. Mas evite os excessos de móveis ou outros objetos decorativos para não bloquear as boas energias.

Aposte em vasos de cerâmica que simbolizam o elemento terra, utilizando plantas que crescem para cima. que simboliza a ascensão dos moradores em todos sentidos, caso das verdejantes ráfias e árvore da felicidade no mesmo vaso, com uso das espécies macho e fêmea, simbolizando a união e felicidade entre os moradores, bem como os majestosos lírios da paz, entre outras espécies. Sem contar o frescor e beleza da natureza que essas plantas transmitem para dentro dos espaços.

continua após publicidade

Um sino dos ventos de som suave com 5 tubos de metal, um cristal ou um baguá espelhado acima do batente da porta de entrada também são algumas alternativas para equilibrar o local. Espelhos igualmente são bem-vindos e funcionam como filtros de limpeza da energia de quem chega. Mas há um porém: a imagem refletida pelo espelho tem que ser auspiciosa, pois ele duplicam tudo...

Já a sala de estar é o epicentro da casa, seja para uma conversa informal, assistir tv, ler um bom livro, reunir a família e amigos ou algum evento festivo. Para tanto, manter a sala aconchegante em tom claro, provida de móveis com design moderno ou até mesmo antigos que remetam à recordação familiar são bem-vindos. Sofás aconchegantes cobertos por chalés ou sofisticadas capas, tapetes macios e tecidos neutros nas cortinas ou lindas persianas, igualmente propiciam boas energias, além de dar um toque de beleza e conforto. Outra sugestão do Feng Shui para a sala de estar é a posição do sofá ou do conjunto de poltronas que devem estar sempre voltadas para a frente da porta de entrada, como que dessem as boas vindas para quem chega, dispostos de tal forma que todos possam conversar harmoniosamente.

Outra recomendação importante dessa filosofia é o manter o sofá encostado na parede para transmitir a sensação de segurança e proteção.

continua após publicidade

O ponto negativo, neste caso, é quando o sofá está de costas para a entrada da sala. Se não for possível mudar essa posição use um aparador atrás ou uma mobília qualquer.

É conveniente que na sala de estar se utilize como decoração alguns tipos de arte, como quadros refletindo imagens com as quais os moradores se identificam e assim evitar temas tristes, solitários ou agressivos. Outro fator que bloqueiam as energias neste espaço é o excesso de móveis e objetos de decoração.

Quanto aos acessórios de decoração, como a mesa de centro e outros móveis, aconselha-se apostar em quinas arredondadas para que as energias possam fluir livremente. As quinas pontiagudas agem como flechas e podem prejudicar a saúde e o equilíbrio dos moradores.

Se não houver solução, evite ficar na direção ou próximas a elas.