Para muitas tradições cristãs, o dia 6 de janeiro é considerado o encerramento das festividades de Natal. Além disso, essa data marca o início do ano litúrgico com a introdução do ministério público de Jesus. Sem contar que, segundo a tradição, é hora de tirar os enfeites de Natal. No entanto, há quem prefere deixar a decoração por mais tempo, até o fim de janeiro.
De acordo com o Evangelho de Mateus, capítulo 2, os magos foram homens sábios, geralmente associados à prática de astrologia, que seguiram uma estrela até Belém, onde encontraram o recém-nascido Jesus. Eles trouxeram presentes a Jesus de grande valor: ouro, incenso e mirra.
Mas, afinal, o que esses presentes significam?
- Ouro - representa a realeza, reconhecendo Jesus como o Rei dos reis
- Incenso - é um símbolo da divindade, pois o incenso era usado nas ofertas a Deus
- Mirra - é um óleo usado para embalsamar os mortos, prefigurando o sofrimento e a morte de Jesus
Origem e identidade dos magos
- Melchior(ou Belchior) - frequentemente retratado como o mais velho, identificado com o rei da Pérsia ou da África
- Gaspar - descrito como o mais jovem e seria originário da Índia ou da África
- Baltazar - ele é frequentemente representado como um rei de pele escura, vindo da África ou da Arábia
Tradições culturais
Em muitos países, como Espanha, México, Portugal e outros locais de tradição católica, o Dia de Reis é celebrado com festas, desfiles, onde as pessoas se vestem como magos.
No Brasil, especialmente em Minas Gerais e algumas regiões do Nordeste, as celebrações incluem danças tradicionais. Durante a festividade, algumas pessoas saem em grupos vestidas com roupas coloridas, cantando músicas típicas, como forma de celebrarem a visita dos magos ao menino Jesus.
Em resumo, o Dia de Reis simboliza a manifestação universal de Jesus como o Salvador, sendo a chegada da Boa Nova para todos os povos.
Sem contar que, após o Natal, entramos em outro ciclo: o Ano Novo. Desta forma, ambas festividades estão ligadas a reflexões sobre o renascimento e os ciclos da vida, repleta de esperança de um novo ciclo de crescimento.