A importância do Feng Shui na cozinha

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
Imagem ilustrativa da notícia A importância do Feng Shui na cozinha
fonte: Pixabay

Nesta edição vamos dar algumas dicas do uso da filosofia chinesa do Feng Shui na cozinha, espaço onde tudo fica mais apetitoso: a conversa, o humor, os aromas e o prazer de cozinhar e alimentar aqueles que amamos. Mas devemos estar atentos à limpeza, à organização e à decoração do local, pois são elementos chaves para que as energias positivas possam fluir livremente e sem obstáculos. E se há um lugar da casa onde a família se reúne, depois de um dia estressante, é o reduto dos quitutes, do cafezinho passado na hora e da prosa carregada de histórias.

continua após publicidade

Sem contar que para o Feng Shui este espaço é sagrado por ser o local onde se guarda e prepara os alimentos responsáveis pela nutrição, saúde, disposição, bem estar e prosperidade dos moradores.

Mesmo que haja um projeto de um designer de interiores, sempre é bom seguir algumas sugestões dessa filosofia milenar chinesa. Porém, quando se mora em locais já estruturados, essa filosofia, quando possível, faz algumas correções sem mexer no design do imóvel, a menos, claro, que ocorra algo bem drástico que poderia estar prejudicando e incomodando os moradores.

continua após publicidade

Na cozinha, o fogão ocupa papel de destaque, indispensável para o preparo das refeições que nos dão energia, saúde e disposição. 

No Feng Shui, o fogão é o acessório principal da cozinha, pois segundo essa filosofia chinesa gera riqueza e prosperidade, através simbolicamente do elemento fogo. No entanto, alguns cuidados precisam ser observados. O principal deles é evitar que o fogão esteja na direção ou ao lado da pia, geladeira ou máquina de lavar-louças, onde o elemento desses acessórios é a água que, simbolicamente, apaga o fogo responsável por gerar riqueza e prosperidade.

Uma ideia simples para solução, neste caso, pode ser o uso na decoração de objetos de madeira, intercalados por vasos de plantas agrupados em cachepôs na bancada da pia ou no peitoril da janela para energizar o ar com seus aromas refrescantes que, aliados a madeira e a terra, equilibram o ambiente evitando que a água apague o fogo do fogão. Algumas colheres de pau também podem ser usadas como decoração.

continua após publicidade

Caso a porta da geladeira abra diretamente para o fogão, pendure no teto um cristal multifacetado para harmonizar os elementos água da geladeira e o fogo do fogão. Um vaso com flor natural ou ervas em cima da geladeira também ativa o elemento madeira para bloquear a energia da água que, segundo o Feng Shui, simbolicamente apaga o fogo do fogão. Evite também neste local o excesso da cor preta, mas se não houver alternativa faça a cura com plantas ou tapetes na cor terra.

Portanto, quando for construir ou reformar sua cozinha observe estes fatores se acreditar na força da filosofia do Feng Shui, até porque com os novos conceitos abertos que integram vários ambientes na casa sem paredes, a energia positiva circula em toda área de convivência dos moradores.