Jorge Mário Bergoglio: um papa jesuíta e franciscano

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
Imagem ilustrativa da notícia Jorge Mário Bergoglio: um papa jesuíta e franciscano

Nasceu em Buenos Aires, capital da Argentina. Vindo de uma família de imigrantes italianos, sendo o filho mais velho de Mário Giuseppe Bergoglio Vasallo, trabalhador ferroviário, e Regina Maria Sivori Gogna, dona de casa.

continua após publicidade

Na juventude,ele enfrentou uma doença respiratória,que lhe fez perder um dos pulmões. Ao ser eleito pontífice,após a renúncia do Papa Bento XVI,em 28 de fevereiro de 2013; Bergoglio escolheu o nome de
de Francisco,uma referência a São Francisco de Assis,o qual dedicou sua vida totalmente aos pobres.
Bergoglio,mesmo pertencendo a Companhia de Jesus,fundada por Inácio de Loyola,que tinha como objetivo preparar intelectualmente as elites da sociedade,dentro da doutrina cristã,não deixou que suas características jesuítas,agregada ao seu estilo de vida simples,atrapalhassem sua escolha,
de também pertencer a Ordem dos Frades Franciscanos,representada aos pobres de São Francisco de Assis.Sendo assim,vemos que sua característica é mais franciscana do que jesuíta.
Em sua trajetória papal,vemos sua simplicidade em todos os sentidos.
Principalmente quando excluiu todo glamour,tanto nas vestimentas papal,deixada por Bento XVI.Inclusive pelo belo sapato vermelho, da marca italiana Prada, considerada, um símbolo de luxo e status.
Francisco e Bento XVI são dois estilos bem diferentes,até na maneira não só das palavras e nos atos, mais na maneira de vestir.
Outro ponto interessante entre eles é que Francisco, continua usando a mesma cruz de ferro, desde quando era  arcebispo. Ao contrário de Bento XVI, que usou desde o seu primeiro dia de papa, cruzes de ouro, cravejadas de pedras preciosas.
Outro fato também interessante é o anel de pescador, simbolizando São Pedro, o primeiro papa, que era um simples pescador e apóstolo de Cristo.
O do papa Francisco, escolheu por ele mesmo,o anel em prata dourada, muito mais simples que o de ouro maciço que usava Bento XVI, como muitos de seus antecessores.
Geralmente as vestimentas papal, escolhidas por Francisco,são de tons perolados ou brancas. A mesma cor usada por Cristo, simbolizando paz entre suas ovelhas.
Já Bento XVI, geralmente usava em suas vestimentas, a cor vermelha, simbolizando o sangue derramado por Cristo na Cruz.
E por aí vai,a diversidade destes dois papas, e de tantos outros, que fizeram parte da história da humanidade.
Em suas andanças pelo mundo, Francisco,sempre se aproxima das pessoas; independente de raça, status e diversidade religiosa.


***
Entre inúmeras consignações, Papa Francisco,dedicou o Estado do Vaticano a São Miguel Arcanjo.
E no dia 5 de julho de 2013, a Cidade do Vaticano foi consagrada a São Miguel.
Durante o ato solene de consagração, o Santo Papa pediu a Miguel que: "Vele por esta cidade e pela Sé Apostólica, para que viva na fidelidade ao Evangelho e no exercício da caridade heroica; imploro para que este Anjo do Senhor, desmascare as insídias do demônio que anda se apoderando das almas inocentes.
Portanto, vemos quão humilde e querido é nosso papa Francisco. É óbvio,que sempre há aqueles que discordam de alguns fatos envolvendo sua pessoa.
Infelizmente a humanidade é assim:Nem Jesus agradou a todos?!

continua após publicidade

***
"Que São Pedro, o fundador da Igreja de Cristo, escolhido para ser o primeiro papa da Igreja, abra as portas do céu, com as chaves do reino de Deus.