Mais lidas

    Blogs e Colunas

    Mundo Empresarial

    Mundo Empresarial

    Tecnologias e integração regional para o desenvolvimento

    Escrito por Da Redação
    Publicado em 02.08.2025, 16:01:22 Editado em 02.08.2025, 16:01:19
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    Paulo Cruz Correia

    A preocupação do desenvolvimento econômico local/regional é inerente aos poderes constituídos quando se refere à sua eficiente promoção e coordenação dos meios para ativar a retenção e incentivos para novos negócios; de atividades que envolvam a alta tecnologia que pretende dominar as atividades econômicas futuras; e, a geração de cidades e bairros inteligentes, com centros comerciais integrados ao meio ambiente e à urbanização. Existe todo um conjunto ao qual os poderes constituídos em todas as suas esferas, precisam estar atentos: a articulação de programas de desenvolvimento local regional; a relação de como organizar, gerenciar e acompanhar as ações planejadas, envolvendo todos os atores locais/regionais e as instâncias maiores quando a macroeconomia em ebulição exigir.

    As instâncias locais/regionais precisam entender e tomar a dianteira da promoção do desenvolvimento econômico local/regional, visando a ampliação do volume de empregos e do consumo. Já se tem um consenso que renda e consumo são alavancadores do processo de crescimento e desenvolvimento regional. Essas duas variáveis tendem a vencer a depressão e tirar a mesmice das micro e macro regiões e, jogá-las em novo patamar no processo de crescimento e desenvolvimento. Atrás de toda essa preocupação, vem a demanda dos governos locais e regionais por maior aporte de recursos de tributação, já que são as regiões onde os atores principais do processo atuam na geração de dinamismo e busca de crescimento e desenvolvimento.

    Logo, são as autoridades locais e regionais constituídas que precisam lançar mão de medidas necessárias, para decidir os objetivos, escopo, e escalas de políticas de desenvolvimento econômico local/regional, empenhando-se na articulação de seus programas e políticas de desenvolvimento. São as autoridades locais que no médio e longo prazo, por meio de ações eficientemente coordenadas, podem garantir resultados positivos. São os governos locais/regionais - mediante articulação eficiente de recursos, de programas e da cooperação e parcerias de igual âmbito - que poderão eficientemente articular o processo de geração de emprego, renda e consumo direcionados ao crescimento e desenvolvimento da área em questão.

    Uma das preocupações é arrecadar, outra deve ser de reunir condições de articular as políticas locais/regionais de desenvolvimento; e, outra, ainda, de aplicar eficientemente os recursos, utilizando-se de avançado aparato tecnológico para maximizar suas conquistas. Em última instância, o grande objetivo é fazer o processo de desenvolvimento se espalhar para todos os rincões da instância local/regional, levando a todos os benefícios do desenvolvimento econômico e melhorando a qualidade de vida dos habitantes. Por outro lado, é preciso vencer as falhas de mercado, retendo empresas importantes e trazendo novas que comporão as aglomerações empresariais locais/regionais, no aproveitamento das capacidades locais presentes, avançando na intensificação da tecnologia e na geração de novos negócios.

    Paulatinamente, a região vai construindo seu aparato de planejamento para o crescimento e desenvolvimento local/regional mediante a articulação de programas especialmente voltados à intensificação e geração de novos negócios, com forte amparo no foco tecnológico, vencendo os gargalos e problemas de contaminação que surgem no meio do caminho. Por meio da experiência adquirida, deve-se reunir condições de avançar com o processo de crescimento e desenvolvimento, via espraiamento vigoroso em todas as instâncias locais/regionais. Os esforços devem ser cada vez mais alimentados ciclo a ciclo, sem se afastar das necessidades das comunidades locais. É com eficiente planejamento, coordenação e cooperação junto às instituições de apoio e, ao lado das necessidades apontadas pelas comunidades locais/regionais que o processo de crescimento e desenvolvimento deve estar diariamente a se processar.

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Deixe seu comentário sobre: "Tecnologias e integração regional para o desenvolvimento"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Paulo Cruz

    Paulo Cruz

    Paulo Cruz, doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professor de Economia da Universidade Estadual do Paraná, campus de Apucarana, escreve sobre temas relacionados a área

    Enviar mensagem para Paulo Cruz