Mais lidas

    Blogs e Colunas

    Mundo Empresarial

    Mundo Empresarial

    Desafios do Empresário Inovador
    Foto por FREEPIK
    Escrito por Da Redação
    Publicado em 03.02.2024, 18:52:04 Editado em 03.02.2024, 18:52:14
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    O empresário para sobreviver precisa encontrar caminhos que o levem a driblar as dificuldades de crédito, de profissionais preparados para exercerem a atividade que precisa explorar, da alta tributação, das incertezas da política econômica, das dificuldades das crenças familiares em seus potenciais. O empresário está envolto em um mar de dificuldades e para ser bem sucedido precisa encontrar atalhos e os caminhos necessários para vencer as dificuldades no dia a dia.

    A experiência profissional e a formação técnica que o empresário tem na atividade econômica a qual exerce, é muito importante para definir o perfil de suas ações e para apontar os caminhos que possa seguir. Uma coisa é certa, no entanto, precisa ter disposição, para lutar por aquilo em que acredita e seguir a sua intuição, buscando pontos de apoio, de cooperação em inovação para bem desempenhar sua atividade econômica seja em que setor for.

    Quando necessário não é vergonha para ninguém buscar ajuda, todos nós a buscamos em algum momento da vida e, aprender com aqueles que sabem mais do que nós, também é uma virtude. Reconhecer que precisamos estar sempre aprendendo é o caminho para nos tornarmos melhores como pessoa e na atividade em que exercemos. Conhecer os aspectos hierárquicos de outras empresas e a cultura em vigor de empresas do mesmo setor, ou de setores e atividades afins, é importante para que o empresário defina um perfil que quer implementar na sua empresa: se um perfil mais sisudo, mais rígido e menos participativo; ou um perfil mais colaborativo, mais aberto e voltado para a cooperação entre aqueles que fazem a empresa acontecer – no dia a dia – incluindo os trabalhadores de chão de fábrica. Às vezes, um funcionário da mais simples atividade interna da empresa, pode oferecer uma sugestão valiosa, mas, para isso, é preciso ter a grandeza de ouvi-lo de vez em quando.

    Por vezes, as primeiras experiências do empresário são frustrantes em suas expectativas, mas é preciso sempre estar aberto a aprender com os erros do passado e acreditar na sua intuição, nos objetivos propostos e na sua busca por resultados de sucesso. Em grande medida, significativa parte dos empresários de sucesso, já passou por momentos de dificuldades em suas vidas, na formação e estruturação de seus negócios. São momentos de dificuldades até colocar a empresa em pé, quando o empresário pode aprender com a concorrência, com aqueles que o cercam, até que chegue o momento da maturidade, onde ele tem segurança para tomar as suas decisões e, então, os resultados positivos começam a aparecer. Os ganhos inicialmente podem ser tímidos e não astronômicos, mas ganhos sobre ganhos vão-lhes permitir um ganho maior no final de cada ciclo.

    Quando se passa a acreditar nas potencialidades existentes, alcançando-se a maturidade para explorar as oportunidades, até o empresário ter suas ideias completas e formadas - e com certa experiência que lhe permita identificar as tomadas de decisões que podem ser conflituosas - nesse momento, ele está chegando à sua maturidade, para mostrar aos seus clientes e àqueles que o seguem, que está pronto para vencer os desafios e alcançar o sucesso. Ao longo da jornada empresarial, o empresário remodela-se, troca de atividade econômica e ao longo de sua vida, passa a encarar novos desafios, realiza parcerias diversas, aprende a identificar as oportunidades que são passíveis de serem exploradas; e, aquelas oportunidades a que ainda não reúne competência para desempenhar, mas que diante do cenário, medidos os prós e contras, consegue encontrar uma alternativa de escolha segura.

    Pode ser que seja uma remodelagem no negócio, uma incorporação de novas atividades ao seu negócio, a mudança para outras praças de diferentes mercados, ou a busca por parcerias diversas - e em diferentes locais - ampliando o seu volume de competência e seu braço de alcance por meio da cooperação. Pode ocorrer que o empresário tenha nascido para trabalhar em parceria e não de forma solitária. Executar bem feito objetivos diversos por meio de parcerias diversas é uma grande arte e, quando bem explorada, trás resultados valiosos e significativos. O caminho do sucesso exige escolhas calibradas, passo a passo, que podem ser na companhia de quem busca objetivos semelhantes.

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Deixe seu comentário sobre: "Desafios do Empresário Inovador"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Paulo Cruz

    Paulo Cruz

    Paulo Cruz, doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professor de Economia da Universidade Estadual do Paraná, campus de Apucarana, escreve sobre temas relacionados a área

    Enviar mensagem para Paulo Cruz