Mais lidas

    Blogs e Colunas

    Mundo Empresarial

    Mundo Empresarial

    As Empresas e os Avanços dos Sistemas Locais de Inovação

    As Empresas e os Avanços dos Sistemas Locais de Inovação
    Foto por Pixabay
    Escrito por Da Redação
    Publicado em 14.11.2022, 18:01:13 Editado em 14.11.2022, 18:01:09
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    Os Sistemas Locais de Inovação – SLI – são tomados como facilitadores da identificação de elementos regionais, relevantes ao processo do desenvolvimento empresarial, da inovação e difusão. Os SLI não concentram seus focos em tecnologias ou indústrias específicas, mas interessam-se por uma multiplicidade de atividades empresariais industriais no interior de um país ou de uma região específica, bem como em instituições de suporte a inovação e sua difusão.

    O Sistema Local de Inovação abrange uma significativa diversidade de processos históricos e de desenhos político-institucionais, culturais, educacionais e geográficos, presentes em municípios, ou regiões metropolitanas. Estas características reforçam os aspectos regionais dos sistemas de inovação. Como é nas regiões e municípios que os eventos empresarias, em maior medida ocorrem, a geração da capacidade inovativa se dá por meio da confluência de fatores sociais, institucionais e culturais particulares aos ambientes em que os atores econômicos estão inseridos.

    Compõe-se o Sistema Regional de Inovação – com maior ou menor grau de desenvolvimento – destacando três importantes dimensões institucionais: sistemas de financiamento, de aprendizado e a cultura produtiva presente. O setor financeiro opera, com seu mercado de capital organizado e sua capacidade de fornecer crédito. Um sistema de crédito que responda aos anseios da comunidade empresarial local/regional tem relevância estratégica na geração de inovação das empresas. Outro fator estratégico complementar seria a cooperação entre empresas, para a geração da inovação por meio de relações formais ou informais para compras e vendas de bens ou serviços, utilizando-se dos centros de treinamento e formação, das universidades ou centros de pesquisa, participando de câmaras de comércio em conjunto e inter-relacionando-se com os governos locais.

    Esta singularidade, presente nos Sistemas Locais de Inovação, caracteriza-se por meio de elementos como: organização das empresas e seus sistemas de Pesquisa e Desenvolvimento – P&D; – a natureza da relação entre empresas; o sistema educacional e de treinamento; a existência e eficácia de políticas setoriais; as relações entre universidades ou centros de pesquisa e o sistema produtivo; a atuação dos governos local e regional como no caso das associações municipais; a infraestrutura em transporte e comunicação local regional; e, a existência de um sistema de financiamento contínuo para a produção e a inovação. Estas são questões que bem ajustadas e administradas fazem a diferença no desenvolvimento local e regional.

    Ressalta-se o conceito de ambientes locais e regionais inovadores – inovative millieux – que, embora possa se manifestar em condições territoriais e produtivas bastante diversas, tende a se configurar como importante meio para a ampliação da competitividade das empresas. Isto é, naquele espaço local ou regional as empresas e os agentes locais podem alcançar forte inter-relação organizacional que permite a eles concorrerem e vencerem outras regiões, diante de sua primorosa organização local e regional. Esses ambientes podem ser especializados ou multifuncionais, industriais ou turísticos, rurais ou urbanos e de apurada ou tradicional tecnologia. O ponto principal, contudo, é a existência da coesão e confiança entre os agentes, com poder de articular um conjunto de relações sociais, capazes de promover a coordenação dos agentes presentes, potencializando positivos resultados no conjunto de suas atividades econômicas.

    Seguindo esta abordagem, ganha destaque a necessidade de articulação de políticas estimulativas para a inovação entre os agentes inseridos nos sistemas produtivos, particularmente os de Micro, Pequenas e Médias Empresas, incentivando ligações sinérgicas entre elas, desenvolvendo benefícios de proximidade e ação conjunta a fim de se estimular a inteligência, competência e eficiência coletiva local e regional. Ressalta-se a importância de se estabelecer ligações entre as instâncias externas, articulando a formação de redes de relacionamento para sistemáticos contatos mercadológicos e tecnológicos entre empresas e outras instituições comprometidas com a produção e difusão do conhecimento tecnológico.

    Assim, os territórios vão além da simples base física para indivíduos e empresas, envolvendo uma teia de relações sociais que estabelecem regras formais e informais, que promovem a confiança entre os atores presentes, valorizando o ambiente de atuação. As empresas são consideradas organizações heterogêneas que estão a todo tempo aprendendo, inovando e evoluindo, e os conhecimentos externos e os fluxos de informação circulante entre empresas e atores assumem significativa importância na configuração competitiva das empresas dentro de suas instâncias locais ou regionais. São nas instâncias locais e regionais que as empresas geram novas configurações e criam sinergias, junto aos demais atores para ganhos de competição tecnológica e mercadológica.

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Deixe seu comentário sobre: "As Empresas e os Avanços dos Sistemas Locais de Inovação"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Paulo Cruz

    Paulo Cruz

    Paulo Cruz, doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professor de Economia da Universidade Estadual do Paraná, campus de Apucarana, escreve sobre temas relacionados a área

    Enviar mensagem para Paulo Cruz