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    A Melhoria Contínua da Qualidade nas Empresas

    Escrito por Da Redação
    Publicado em 15.03.2024, 16:33:38 Editado em 15.03.2024, 16:33:41
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    O consumidor espera obter qualidade dos produtos que consome. O nível de exigência da qualidade, entretanto, pode variar de consumidor para consumidor, mas quem está acostumado a utilizar-se de determinado produto, espera que em outro, semelhante, possa encontrar o padrão de qualidade similar. Para as empresas, a satisfação dos consumidores está intimamente ligada àquilo que o consumidor espera que elas entreguem. Do lado do consumidor, a exigência vai depender: de sua cultura, do grau de instrução, dos hábitos e costumes, de sua expertise nesse ou naquele segmento de produtos. As empresas se deparam com a necessidade de suprir as exigências de diversos tipos de consumidores e, por isso, buscam imprimir um padrão de qualidade a seus produtos.

    Por isso, elas correm atrás de um selo de qualidade para seus produtos e, com isso, mostram aos consumidores que possuem um padrão de produção e que seu sistema produtivo é padronizado, para atender às suas exigências e necessidades. Para convencer o consumidor, apresentam o selo de qualidade, comprovando que seu sistema de produção foi inspecionado por autoridades renomadas para aquele requisito. É importante para as empresas obterem o selo e buscarem um padrão de qualidade, porque isso permite-lhes manter um padrão de aprendizado. Elas estão permanentemente aprendendo lições de como melhor integrar o processo de produção e gerar rendimento, de gerir estoques e materiais, lições do mercado, lições de como lidar com os consumidores e fornecedores, lições de como gerir as finanças empresariais, lições de como manter a escritura contábil em dia, entre outras.

    Então, já que são geridas por seres humanos, esses, também, estão a todo o momento aprendendo, e a empresa se reconfigurando. Assim, haja ou não uma volatilidade entre os colaboradores da empresa, o padrão de qualidade deverá, no mínimo, ser mantido. As exigências do selo de qualidade devem ser perseguidas e aperfeiçoadas quando possível. A tendência de a empresa que conquista determinado padrão de produção com qualidade certificada é a de que ela cresça cada vez mais.

    Toda empresa tem aquele funcionário com dedicação extrema, acima da média, que com inteligência e criatividade busca fazer sempre bem feito e cada vez melhor. Essa é a marca daquele funcionário coringa, que grande parte das empresas possui em seus quadros. O padrão de qualidade evita que, no momento em que esse funcionário se ausente, a qualidade dos produtos caia. Se, numa nova equipe, ainda que com a utilização de manual, se está sentindo a ausência da expertise daquele funcionário coringa - acima da média -, justifica-se a necessidade de um rearranjo, para que a empresa possa manter uma mão de obra qualificada, porque o retrabalho custa caro e dificulta a vida das empresas.

    O que as empresas precisam é de, continuamente, buscar a melhoria. Mudanças, no início, assustam, mas pela melhoria contínua os funcionários não se sentirão presos a rotinas estafantes. Melhor ainda é quando a empresa oferece prêmios e bônus que gerem inovação e melhorias. Em última instância, o que vale é a chancelaria do mercado, a preferência do consumidor. O mercado é quem vai dizer se os produtos são bons, se são preferíveis diante de outras opções. São os consumidores que irão apresentar as empresas a outros e, se suas vendas aumentarem, são sinais virtuosos de que estão no caminho correto. É o mercado que, em última instância, convalida as melhorias que a empresa tem implementado.

    Essa batalha é multidisciplinar, todos os departamentos devem trabalhar de forma integrada e nenhuma falha deve se repetir! Foi assim que o Japão rapidamente se refez, quando saiu destroçado da Segunda Guerra Mundial. Em dez anos, passou, novamente, a fazer frente aos americanos, conseguindo, por meio da reengenharia, desmontar produtos e montá-los com qualidade superior. É a qualidade que leva a empresa a ter sucesso; é a qualidade que a leva a ter renda, ou o lucro esperado; é a qualidade que eleva a confiança e nutre os desejos dos consumidores. É, contudo, multidisciplinar: todos os departamentos da empresa devem trabalhar de forma integrada, visando o futuro que se almeja.

    Texto por Paulo Cruz.

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    Paulo Cruz

    Paulo Cruz

    Paulo Cruz, doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professor de Economia da Universidade Estadual do Paraná, campus de Apucarana, escreve sobre temas relacionados a área

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