A Empresa e a Expansão Continuada

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
Imagem ilustrativa da notícia A Empresa e a Expansão Continuada

O empresário que vive momentos de incerteza precisa estar constantemente melhorando suas condições de aptidões de seu conhecimento e intuição para a verificação, abertura e execução de novos negócios. A tecnologia em constante mudança e as recentes dificuldades econômicas, colocam mesmo os mais experientes empresários em dúvida, em relação à certeza do modo de operação deste ou daquele negócio. Com a crise, algumas teorias e modos de operação de ações de como se fazer as coisas, estão sendo colocadas em xeque e, outras pouco valorizadas passam a ganhar notoriedade.

continua após publicidade


Desde a previsão do tempo, previsões econômicas e teorias consagradas que passam a ser refutadas pelas crises e intempéries impostas - de diversas naturezas - que vêm se somando como significativos aspectos de incerteza têm colocado as modificações e as escolhas empresariais cada vez mais na dúvida de qual a melhor forma de se realizar as coisas? A experiência e a observação do mundo econômico como um todo, têm valido muito no momento das escolhas e da sensibilidade da administração de novos e antigos negócios, visto que passos bem calibrados e calculados têm garantido escolhas de sucesso.

Ao lado de algumas questões teóricas de grande tradição e hábitos que estão ficando para trás, o que pesa é a experiência do empresário, é a confiança daquele que sempre executou bem e melhor cada vez mais a sua função. Ao lado da execução dessa função ele reúne condições que aparecem ao longo de sua jornada trabalhista, ou empresarial, com características comuns a adicionar e iluminar aos demais - para garantir resultados positivos - seja seguindo uma teoria, ou uma tradição, seja seguindo a sua intuição para visualização, abertura e execução de novos negócios. A confiança em se fazer e fazer bem feito determinado tipo de trabalho e, de estabelecer laços de cooperação entre aqueles colaboradores que estão ao seu lado, é o que tem - na prática - aparecido como grande ponto de garantia de sucesso para novos e antigos empresários.

Voltar ao compromisso de se fazer bem feito o que se escolhe, valorizando cada dia mais as parcerias, ao lado daquilo que a empresa faz de melhor, pode ser o grande segredo para os empresários que obtêm sucesso continuado e estão ampliando seu volume de negócios, garantindo uma ligação saudável e executando um modelo de ganha-ganha com seus parceiros. É o exemplo de muitas empresas e redes de empresas em expansão. Veja-se que esta não é uma visão imediatista só para amanhã.

A empresa pode ser jovem, pequena, mediana ou antiga, ela nasceu com o propósito de executar algum tipo de trabalho e de servir à sociedade por meio de seus produtos para o engrandecimento dessa sociedade. Para alcançar o sucesso, portanto, ela precisa estar cada vez mais ao lado dessa sociedade, mas se ela sozinha não tem condições de executar tal missão, precisa buscar parceiros que possam estar ao seu lado. Esses parceiros chegarão se a empresa tiver um histórico saudável de realização de negócios. Parceiros positivos e de nome limpo atraem parceiros positivos e, com histórico de realização reconhecido pela sociedade. O mercado passa a convalidar cada vez mais essas empresas que atraem a sua confiança.

Empresas que se alinham em seus segmentos produtivos passam a irradiar cada vez mais uma força sobre as demais, a questão de ganhos de mercado passa a vir naturalmente, porque a empresa está cumprindo sua função social da melhor forma possível. Está trabalhando no modelo, que além de valorizar suas competências internas e externas, passa a ganhar o selo da sociedade como a empresa que está ao lado dessa sociedade. A empresa existe não é só para o empresário gerar riqueza, isso é muito importante porque vai proporcionar uma vida próspera e confortável para aqueles que estão interligados nela, incluindo trabalhadores e colaboradores diversos que fazem parte de seu quadro. O compartilhamento da riqueza dessas empresas, ampliando suas áreas de mercado, seja no seu ramo de negócio ou em áreas afins, amplia a extensão de sua missão que vai além de compartilhar bens, compartilhar ideias de negócios e de melhorias da vida social, com aqueles que se afinam com ela. Compartilhar ideias e ações de negócios pode levar a geração de uma corrente de prósperos novos negócios e com maior certeza de sucesso.

A Empresa tem seu planejamento para seguir ciclo a ciclo, buscando sucesso no mercado, mas ela não está sozinha. Cada dia, mais e mais novos parceiros vão chegando, para compartilhar a sua vida empresarial. Esta visão de compartilhamento de sucesso é que precisa existir para que a empresa que começa pequena encontre os parceiros corretos para seguir crescendo, compartilhando responsabilidades de mercado, melhorando seu nível de tecnologia, avançando na melhoria de seus produtos e desenvolvendo novos produtos substitutos, trilhando fronteiras que antes ela não imaginava trilhar. Agora ela faz parte de um novo mundo, com novos canais de sucessos e aptidões, fruto de sua abertura para a inter-relação com novos parceiros. Riscos de parcerias bem amarradas e calculadas são salutares e levam as empresas a novas fronteiras de sucesso.