Empresas, Empresários e a Cooperação - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Mundo Empresarial

Setor de produção de uma empresa apucaranense. Foto: Sérgio Rodrigo/Tribuna do Norte/2018
Foto por
Escrito por Paulo Cruz
Publicado em 01.10.2018, 00:00:00 Editado em 10.10.2018, 00:00:00
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Frequentemente as empresas estão envoltas em grandes dificuldades para manter o seu processo competitivo. A grande conquista atualmente é permanecer no mercado para que, no momento em que as oportunidades surgirem, a empresa possa estar presente e ocupar o espaço desejado. 


Para que a empresa possa, satisfatoriamente, ocupar seu espaço, entretanto, precisa manter-se preparada, ampliando sempre o seu rol de capacidades, envolvendo melhoria de seus recursos humanos e de qualificação técnica de suas máquinas e equipamentos, aperfeiçoando seus relacionamentos com as demais empresas do setor - e de setores afins - de tal forma que a empresa e o empresário figurem como um repositório de conhecimentos. Assim, como um trabalhador com larga experiência em sua função, a empresa e o empresário estão a todo momento aprendendo, para colocar em prática as boas ideias que surgirem num momento de expectativa positiva da economia.


O Empresário é um observador constante de novas oportunidades. Ele pode estar em um local de distração e entretenimento, mas mesmo ali, fora do ambiente da empresa, está pensando como garimpar novas oportunidades de negócio. Essa é a constante vida e luta do empresário: acreditar na sua intuição e capacidade de realizar as coisas; acreditar nas oportunidades e em seus colaboradores e parceiros. Uma empresa não está ligada às demais somente pelos preços, mas por uma forte inter-relação de compra, de entrega de bens e serviços. Esse relacionamento se dá, igualmente com seus consumidores, seja no varejo ou no atacado, ocorrendo, ainda, dentro do local onde está instalada, ou em âmbito regional, nacional e internacional.


O olhar do empresário precisa ter um alcance abrangente. Deve visualizar um grande objetivo para poder alcançar uma grande conquista. As expectativas vão se consolidando e a intuição do empresário vai ganhando forma à medida que o tempo passa, transformando o apenas sonhado em realizações concretas. O empresário, contudo, não deve - e nem pode - dispensar ou desconhecer as parcerias que o auxiliam na conquista e consolidação das metas ambicionadas.


O passo seguinte é saber dividir - com seus parceiros - o mérito de suas conquistas, em cada um dos espaços onde está instalada ou atua, buscando, sempre que possível e necessário, novas parcerias, estando aberto e à disposição de novas cooperações. O empresário não pode desconsiderar que para continuar crescendo, sua empresa, agora constituída, fortalecida e consolidada no mercado, para manter-se no topo, deve estender a mão para as já existentes, ou novas parcerias, ajudando-as a, também, consolidar-se no mercado.


Existem muitos exemplos de empresas, que após sua maturidade, lançam-se em novas redes de relacionamento, com empresas do mesmo setor, ou de setores afins, de tal forma que o empresariado, atuando em cooperação, tem maiores chances de fortalecer o processo competitivo das empresas, seja em grupo ou em nível individual. Assim, a cooperação lhes proporciona melhorias competitivas que, atuando de forma isolada, não lhes seriam possíveis.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Empresas, Empresários e a Cooperação"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Mais Notícias