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Paulo Cruz
Paulo Cruz

Importância da Qualidade nas Empresas

O consumidor espera obter qualidade nos produtos no qual ele está consumindo. Entretanto, o nível de exigência da qualidade pode variar de consumidor para consumidor, mas quem está acostumado a utilizar-se de determinado produto, espera que num produto semelhante possa encontrar o padrão de qualidade similar. Para as empresas a satisfação dos consumidores, está intimamente ligada àquilo que o consumidor espera que ela entregue. Do lado do consumidor, a exigência vai depender: de sua cultura, de seu grau de instrução, de seus hábitos e costumes, de sua expertise neste, ou naquele segmento de produtos. Uma empresa se depara, com a necessidade de suprir as exigências de diversos tipos de consumidores, por isso, as empresas buscam imprimir um padrão de qualidade a seus produtos.

Por isso as empresas correm atrás do selo de qualidade para seus produtos, com isso ela mostra para seu consumidor, que possui um padrão de produção, que seu sistema produtivo é padronizado, para atender às exigências e necessidades do consumidor, para convencer o consumidor ela apresenta um selo de qualidade, comprovando que seu sistema de produção, foi inspecionado por autoridades renomadas para aquele requisito. Para as empresas, obter o selo e buscar um padrão de qualidade, é importante porque isso permite às empresas, manterem um padrão de aprendizado. As empresas estão a todo o momento aprendendo: lições de como melhor integrar o processo de produção e gerar rendimento, de gerir estoques e materiais, lições do mercado, lições de como lidar com os consumidores e fornecedores, lições de como gerir as finanças empresariais, lições de como manter a escritura contábil em dia, entre outras.

Então, já que as empresas são geridas por seres humanos, estes estão a todo o momento aprendendo; e, a empresa se reconfigurando; logo, haja ou não, uma volatilidade entre os colaboradores da empresa, o padrão de qualidade deverá no mínimo ser mantido. As exigências do selo de qualidade devem ser perseguidas e aperfeiçoadas quando possível. Logo, a empresa que conquista determinado padrão de produção com qualidade certificada, a tendência é a de que ela cresça cada vez mais.

Toda empresa têm aquele funcionário com dedicação extrema, acima da média dos demais, com inteligência e criatividade busca fazer sempre bem feito e cada vez melhor, essa é a marca daquele funcionário coringa, que grande parte das empresas possuem em seus quadros. O padrão de qualidade evita que no momento em que esse funcionário se ausente da empresa, a qualidade dos produtos caiam, aqui ocorre à chamada das empresas para um recalque; porque a nova equipe está sentindo a ausência da expertise daquele funcionário coringa acima da média, que por algum motivo teve de se ausentar por uns tempos; seus companheiros, ainda que com o manual, possuem dificuldades em manter o padrão de qualidade anterior. Por isso, as empresas precisam reter mão de obra qualificada, porque o retrabalho custa caro e atrapalha a vida das empresas.

O que as empresas precisam é de buscar a melhoria contínua sempre; mudanças no início assustam, mas pela melhoria contínua seus funcionários não se sentirão presos a rotinas estafantes. Melhor ainda é quando a empresa oferece prêmios e bônus que gere inovação e melhorias. Em última instância, o que vale é a chancelaria do mercado, é a preferência do consumidor, é o mercado que vai dizer se teus produtos são bons, se são preferíveis diante de outros substitutos, teus consumidores irão te apresentar a outros, tuas vendas vão aumentar, são sinais virtuosos de que estás no caminho certo, o mercado está convalidando todas as melhorias que a empresa tem implementado.

Essa batalha é multidisciplinar, todos os departamentos devem trabalhar de forma integrada, nenhuma falha deve se repetir! Foi assim que o Japão rapidamente se refez, quando saiu destroçado da Segunda Guerra Mundial, em dez anos passou novamente a fazer frente aos americanos; tudo porque conseguiu por meio da reengenharia, desmontar os produtos e montá-los com qualidade superior. É a qualidade que leva a empresa a ter sucesso, é a qualidade que leva a empresa a ter renda, ou um lucro esperado quase certo, é a qualidade que eleva a confiança e nutre os desejos dos consumidores. Mas, note que é multidisciplinar: todos os departamentos da empresa devem trabalhar de forma integrada, é para frente que se caminha.

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Paulo Cruz
Paulo Cruz
Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professor do Departamento. de Economia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Apucarana.
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