​ O Desafio de Ser Empresário

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
Imagem ilustrativa da notícia ​  O Desafio de Ser Empresário

O empresário para sobreviver precisa encontrar caminhos que o levem a driblar as dificuldades de crédito, de profissionais preparados para exercerem a atividade que precisa explorar, da alta tributação, das incertezas da política econômica, das dificuldades das crenças familiares em seus potenciais. O empresário está envolto em um mar de dificuldades e para ser bem sucedido precisa encontrar atalhos e os caminhos necessários para vencer as dificuldades no dia a dia.

continua após publicidade


A experiência profissional e a formação técnica que o empresário tem na atividade econômica a qual exerce, é muito importante para definir o perfil de suas ações e para apontar os caminhos que possa seguir. Uma coisa é certa, no entanto, precisa ter disposição, para lutar por aquilo em que acredita e seguir a sua intuição, buscando pontos de apoio, de cooperação em inovação para bem desempenhar sua atividade econômica seja em que setor for.

Quando necessário não é vergonha para ninguém buscar ajuda, todos nós a buscamos em algum momento da vida e, aprender com aqueles que sabem mais do que nós, também é uma virtude. Reconhecer que precisamos estar sempre aprendendo é o caminho para nos tornarmos melhores como pessoa e na atividade em que exercemos. Conhecer os aspectos hierárquicos de outras empresas e a cultura em vigor de empresas do mesmo setor, ou de setores e atividades afins, é importante para que o empresário defina um perfil que quer implementar na sua empresa: se um perfil mais sisudo, mais rígido e menos participativo; ou um perfil mais colaborativo, mais aberto e voltado para a cooperação entre aqueles que fazem a empresa acontecer - no dia a dia - incluindo os trabalhadores de chão de fábrica. Às vezes, um funcionário da mais simples atividade interna da empresa, pode oferecer uma sugestão valiosa, mas, para isso, é preciso ter a grandeza de ouvi-lo de vez em quando.

Por vezes, as primeiras experiências do empresário são frustrantes em suas expectativas, mas é preciso sempre estar aberto a aprender com os erros do passado e acreditar na sua intuição, nos objetivos propostos e na sua busca por resultados de sucesso. Em grande medida, significativa parte dos empresários de sucesso, já passou por momentos de dificuldades em suas vidas, na formação e estruturação de seus negócios. São momentos de dificuldades até colocar a empresa em pé, quando o empresário pode aprender com a concorrência, com aqueles que o cercam, até que chegue o momento da maturidade, onde ele tem segurança para tomar as suas decisões e, então, os resultados positivos começam a aparecer. Os ganhos inicialmente podem ser tímidos e não astronômicos, mas ganhos sobre ganhos vão-lhes permitir um ganho maior no final de cada ciclo.

Quando se passa a acreditar nas potencialidades existentes, alcançando-se a maturidade para explorar as oportunidades, até o empresário ter suas ideias completas e formadas - e com certa experiência que lhe permita identificar as tomadas de decisões que podem ser conflituosas - nesse momento, ele está chegando à sua maturidade, para mostrar aos seus clientes e àqueles que o seguem, que está pronto para vencer os desafios e alcançar o sucesso. Ao longo da jornada empresarial, o empresário remodela-se, troca de atividade econômica e ao longo de sua vida, passa a encarar novos desafios, realiza parcerias diversas, aprende a identificar as oportunidades que são passíveis de serem exploradas; e, aquelas oportunidades a que ainda não reúne competência para desempenhar, mas que diante do cenário, medidos os prós e contras, consegue encontrar uma alternativa de escolha segura.

Pode ser que seja uma remodelagem no negócio, uma incorporação de novas atividades ao seu negócio, a mudança para outras praças de diferentes mercados, ou a busca por parcerias diversas - e em diferentes locais - ampliando o seu volume de competência e seu braço de alcance por meio da cooperação. Pode ocorrer que o empresário tenha nascido para trabalhar em parceria e não de forma solitária. Executar bem feito objetivos diversos por meio de parcerias diversas é uma grande arte e, quando bem explorada, trás resultados valiosos e significativos. O caminho do sucesso exige escolhas calibradas, passo a passo, que podem ser na companhia de quem busca objetivos semelhantes.