Aglomerações Empresariais: Vantagem Competitiva e Produtividade

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
Imagem ilustrativa da notícia Aglomerações Empresariais: Vantagem Competitiva e Produtividade

O dinamismo promovido pelas aglomerações empresariais torna a atividade econômica cada vez mais competitiva em função da busca de inovação de produtos e de processos, da eficiência dinâmica e da velocidade do aprendizado, E se manifesta no aumento da produtividade, na formação de competências, para o enfrentamento dos desafios atuais ligados à grande concorrência. O próprio ritmo de desenvolvimento econômico e a sofisticação da competição contribui, para a formação e solidificação das aglomerações empresariais que se fazem cada vez mais importantes na atividade econômica, impulsionados pelo amadurecimento dos organismos organizacionais e dos aspectos locais culturais produtivos.

continua após publicidade


As aglomerações empresariais possuem a vantagem de poder oferecer boa parte dos insumos de melhor qualidade, a preços mais baixos, com redução dos custos de transação, além de que restringe o comportamento oportunista do fornecedor, promovendo maior transparência nos relacionamentos locais/regionais. Reduz o custo de personalização dos produtos e facilita a prestação de serviços auxiliares bem como o treinamento dos usuários e, ainda, solução de problemas de emergência.

A empresa inserida na aglomeração empresarial e que compra insumos dos agentes componentes, fica liberada para se ocupar da sua produção e inovação de novos produtos, ao invés de dispor de tempo e recursos administrativos numa estrutura verticalizada. Embora, com a globalização e facilidade de comunicação, as empresas tenham condições de produzir com insumos de qualquer parte do mundo, as informações são aperfeiçoadas e facilitadas no interior das aglomerações empresariais. Poderão formar consórcios para adquirir estes insumos a preços mais baixos, ou pelo contrário provocar uma alta em função do aumento da demanda por um bem escasso.

A preocupação com a qualidade é constante, porque é o nome da aglomeração produtiva local/regional que está em jogo. A apresentação do produto ocorre em feiras, revistas especializadas, pontos especiais de vendas (feiras permanentes) e a grupos de compradores que vêm até a aglomeração empresarial para conhecer os produtos e fazer negócios. As normas e padrões devem ser bem coordenadas, juntamente com um serviço de atendimento ao consumidor.

Algumas aglomerações empresariais possuem tecido institucional importante, seja por meio de infra-estrutura fornecida no início, como auxílio com montagem de feiras, visitas a outras aglomerações, marketing etc. Estabelece-se uma relação de confiança porque nas aglomerações empresariais especializadas um agente precisa do outro. Os investimentos não são só públicos, fazem com que, aos poucos, os integrantes se conscientizam de que os benefícios são coletivos. Normalmente, esses investimentos são efetuados em parcerias e por meio de associações de apoio e coordenação. As aglomerações empresariais amadurecidas que dispõem de programas de pesquisa e desenvolvimento podem desenvolver pesquisas que atendam a unidades empresariais específicas da aglomeração, dentro de um caráter dinâmico de alimentação de inovações contínuas. Vantagem competitiva e produtividade caminham juntas em aglomerações empresariais com forte coesão e dinamismo coletivo.