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Paulo Cruz
Paulo Cruz

Administração e Sucesso Empresarial

Administrar é sempre estar comandando equipes, e o administrador e as equipes vão amadurecendo pouco a pouco. É um entendendo o jeito de o outro querer as coisas, mas é preciso conhecer bem a equipe, quais são os seus pontos chaves de habilidades, saber o que deve ser melhorado e, ter sempre em mente, que se deve trabalhar forte para alcançar os objetivos. Tudo o que é delegado deve ser cuidadosamente acompanhado, caso contrário as equipes passarão a achar os resultados casuais normais e não se empenharão pela consecução do objetivo final ao longo do processo. Logo, o processo de delegar não é largar, ou deixar ao seu belo sabor, ou simplesmente dizer: "Confio na sua competência", é preciso acompanhar os resultados passo a passo.


Esse é um processo que exige personalidade, envolve controle e cobrança, sem recriminações em público; deve-se evitar colocar em risco a afinidade da equipe, mas com firmeza, clareza e acompanhamento; deve ser realizada com cobrança inteligente e metódica. Perguntar ao colaborador se o que foi pedido já foi executado é a forma mais comum de acompanhamento; outras formas são: entregar relatórios por escrito, documentando quando a missão exige arquivamento. Outra coisa muito importante é que cada tarefa delegada tenha seu prazo, seu período para execução final. Todos trabalham com metas e, por mais simples que elas sejam, têm a sua importância e, devem ser perseguidas por toda a equipe. A meta deve ser entendida logo no início, com a explicação dos passos necessários a serem dados, para que todos abracem a causa, com a disponibilidade que o sucesso exige.

No momento da cobrança, deve-se estar preparado para o caso de uma resposta de sucesso parcial da equipe, ou de tarefa solicitada a um de seus colaboradores. Deve-se indagar: Qual a natureza do problema? Onde está o maior gargalo pelo qual a solução não veio de forma satisfatória? Esse é o momento em que ambos poderão – de forma madura – dialogar sobre a busca de uma solução para o problema. Encontrar a solução juntos, seria uma nova tentativa de busca de solução. Isso tende a vir acompanhado de uma decisão que pode não ser a melhor e pode vir a ser alterada depois, visto que esses problemas podem surgir no meio de um conflito, onde dúvidas persistem no momento da busca de solução do problema pelo colaborador. O líder e condutor da empresa, no entanto, não pode titubear em oferecer uma solução, ainda que ela venha a ser mudada depois. Uma falta de decisão, ou até um "deixa para lá, isso não era mesmo importante" podem colocar o colaborador em maior conflito. Logo, o administrador e líder não deve perder a oportunidade de firmar-se como orientador das estratégias a serem seguidas, pois ele não pode deixar lado para que haja dúvidas e, o colaborador possa largar outras tarefas no meio do caminho ou se acostume a entregar uma missão inconclusa.

Um bom gestor, administrador e líder apresenta as tarefas a serem desenvolvidas e, como elas devem ser executadas; mostra o caminho a ser seguido, ainda que tenha de ter a participação deste ou daquele colaborador. Normalmente, uma importante tarefa delegada tende a envolver diversas pessoas, indicar e mostrar como deve ser feita. O outro passo importante é motivar o colaborador e as equipes a seguirem em frente na busca de solução dos problemas. Colaboradores e equipes motivadas encontram soluções criativas e superam obstáculos na busca de soluções de tarefas espinhosas, alcançando o sucesso. Logo, é preciso delegar as tarefas, mostrando o que deve ser feito, acompanhado de boa motivação. Esta motivação ajuda a superar obstáculos e o gestor, administrador e líder deve evitar fazer a tarefa do funcionário a quem foi delegado. Quando isso for necessário, deve-se realizar a tarefa com acompanhamento, explicando início, meio e fim, deixando a finalização por conta do colaborador, ou funcionário, para que ele, de fato, vença os medos e adquira confiança no que deve ser feito.

As cobranças a serem feitas devem chegar no tempo certo e na hora certa, e cada tarefa deve ser delegada, com a descrição do caminho a seguir pelo funcionário colaborador. É a orientação de como fazer no prazo condizente, com os requisitos que a tarefa exige. A motivação empregada para a consecução da tarefa e do acompanhamento envolve cobranças no momento certo e, por fim, a comemoração do alcance dos resultados. Os resultados positivos devem ser celebrados, pois são eles que motivam a equipe a seguir adiante, enfrentando novas tarefas, por mais espinhosas que sejam. Como ninguém consegue nada sozinho, esse processo que envolve orientação, motivação, consecução das tarefas e, por fim, celebração é o que garante o sucesso acelerado de muitas empresas, com cada ação tomada na dose certa e no momento certo. Isso não é somente sorte da equipe é motivação para a realização de metas.

Por fim, precisa-se manter o foco nas tarefas sem desviar-se do caminho e não permitir que influências negativas, bobagens outras desviem a atenção da equipe. A um trabalho que exige dedicação e foco não basta somente saber fazer e querer fazer, é preciso precaver-se contra as influências negativas, elas são as pedras no meio do caminho. Indague-se sempre se o que está fazendo vai ajudá-lo a alcançar o objetivo final proposto, pois isso evita que se desvie do caminho e corrija sua rota. Planeje o seu dia seguinte e, ao final dele, avalie se conseguiu alcançar suas metas e, se a resposta for parcial, avalie suas práticas e retome com mais energia, com novas informações, inovação e disposição para solução. Com o tempo isso se tornará uma prática rotineira que lhe permitirá o sucesso almejado.

 

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Paulo Cruz
Paulo Cruz
Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professor do Departamento. de Economia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Apucarana.
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