Aglomerações Empresariais em Países em Desenvolvimento

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
Imagem ilustrativa da notícia Aglomerações Empresariais em Países em Desenvolvimento

Contrariamente às economias europeias e americanas, ainda é pequeno o número de estudos empíricos nessa área de pesquisa nos demais continentes. Demonstrações quantitativas e qualitativas encontram-se ainda em estágio inicial de pesquisa, com achados incompletos e não conclusivos. Estudos apontam para um amplo desenvolvimento de aglomerações empresariais em países da América Latina, Ásia e África com adiantado desenvolvimento em termos de concentração de fornecedores especializados e entidades de apoio, com intensidade menor no continente africano.

continua após publicidade

As aglomerações empresariais nos muitos países menos desenvolvidos são organizadas por meio de relações verticais, onde grandes firmas coordenam a divisão do trabalho nas pequenas, por meio de permutações contínuas destas. Complementam-se umas às outras, com trocas de informação e ferramentas, até com a colaboração estreita entre os agentes. Na forma horizontal, a rivalidade é maior, a densidade da cooperação é menor. Os laços sócio-culturais que valorizam o aprendizado passado de geração para geração, quando foram estudados, elevam o desempenho econômico e facilitam a colaboração entre os agentes do arranjo empresarial produtivo. As redes sociais e suas entidades, efetivamente, têm influenciado decisivamente as relações econômicas dentro das aglomerações empresariais, o que pode impor ou quebrar barreiras facilitando a criação de sinergia entre os agentes do arranjo empresarial produtivo.

A eficiência coletiva tende a ser criada com a melhoria das relações entre os agentes produtivos no interior das aglomerações empresariais, à medida que os atores integrantes dessas aglomerações vão amadurecendo, em suas relações comerciais, quando as empresas menores tendem a seguir as maiores tomando-as como exemplo. Os fatores culturais e de tradição da região em produzir determinados tipos de produtos, também podem favorecer muito na construção da eficiência coletiva de uma aglomeração empresarial. As políticas públicas podem incentivar o dinamismo de boas práticas produtivas e comerciais e, auxiliar como agentes indutores no processo de desenvolvimento regional.

Uma das características das aglomerações empresariais em países em desenvolvimento é que existe mão-de-obra de sobra. Implica que a competição não se dê nem por inovação, nem por melhoria de qualidade, mas sim por baixos preços e salários. O contrário ocorreu na Coréia do Sul, onde se observaram sinais de inovação e aperfeiçoamento tecnológico contínuo. Diferenciais de boas práticas de relações produtivas empresariais ajudam a explicar como algumas pequenas empresas conseguem penetrar em mercados exigentes, e crescer. O que faz as aglomerações empresariais crescerem é que algumas empresas intensificam e aperfeiçoam suas relações comerciais produtivas, com forte qualidade em seus produtos, e investem no aperfeiçoamento das relações cooperativas entre si, com fornecedores e instituições de apoio.

Diversos problemas comuns podem estar presentes nas empresas inseridas nas aglomerações produtivas dos países em desenvolvimento, tais como: Carência de pessoal qualificado; dificuldades de relações externas com tecnologias e mercados exigentes; baixa disponibilidade de investimentos; restrição de recursos financeiros; baixa economia de escala; incapacidades para beneficiarem-se das medidas do governo; baixa existência de fornecedores de insumos e componentes, além da dificuldade de importação e problemas relacionados ao equacionamento do crescimento da empresa. As dificuldades podem ser vencidas quando as empresas se unem e aperfeiçoam suas relações, por meio de um modelo ganha – ganha, entre todos os agentes: empresas produtoras e fornecedoras e o poder público junto com as entidades de coordenação em ação.