O encerramento do horário noturno de atendimento de duas UBS da zona norte de Apucarana dominou as discussões dos vereadores no segundo expediente na sessão da Câmara anteontem. Entre os críticos, o presidente da Câmara Danylo Acioli (MDB) abordou a falta de diálogo do secretário de Saúde, Guilherme de Paula, com a população. “O que discutimos aqui é que não foi adotada a metodologia correta, por falta de diálogo e por entender que uma das regiões mais populosas de Apucarana ficou desguarnecida”, afirmou o vereador, destacando que a UBS do Ponta Grossa funcionava há 17 anos no período noturno e foi uma conquista do trabalhador. O líder do prefeito na Câmara, Moisés Tavares (PP) argumentou que é preciso mudar a saúde. “São sistemas que precisam ser testados, porque o sistema atual não funciona mais e prova disso são as filas da madrugada”, comentou.
Tema em evidência
A discussão a respeito do horário de funcionamento das UBS e a saúde de modo geral foi, em grande medida, responsável pela boa participação popular na sessão de anteontem da Câmara de Vereadores de Apucarana. Muitos dos presentes das galerias seguiram para sessão após conclusão de reunião do Conselho Municipal de Saúde, encerrada pouco antes no prédio da Prefeitura, e que havia discutido justamente o tema. Moradores até chegaram a pedir o uso da palavra para se posicionar a respeito dos comentários de alguns vereadores, mas como não tinham se inscrito previamente, o regulamento não permitiu a manifestação.
Carboni em Apucarana
O secretário de Estado do Desenvolvimento Social e Família do Paraná, Rogério Carboni, cumpre agenda nesta quarta-feira (5), em Apucarana. O secretário, que acompanha à tarde a comitiva do governador Ratinho Junior na Movelpar, em Arapongas, estará pela manhã em Apucarana, onde se reúne com o prefeito Rodolfo Mota (União). O secretário vem ao município atendendo a pedido do vereador Sidnei da Levelimp (MDB) e vai tratar da liberação de recursos, além de detalhar obras previstas para Apucarana, incluindo a construção de duas creches anunciadas recentemente, além de outros projetos na área de Desenvolvimento Social.