Akira

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
Imagem ilustrativa da notícia Akira

"Talvez todos tenham essa memória. É como se a ordem enlouquecesse. E então uma ameba adquirisse as forças dos seres humanos.  As amebas não constroem casas. Elas só consomem o que está a sua volta. No passado, homens tentaram controlar o poder a mando do governo, mas aí eles falharam e causaram a destruição de Tóquio. O poder ainda está além".

continua após publicidade
Akira
Foto por Reprodução

A mudança é a nossa única constante absoluta. Vivemos ansiosos, esperando pelo que vem a seguir e por tudo que o futuro tem reservado para nós. Imaginamos como será, não só a sociedade, mas a raça humana como um todo.

Quais serão as novas descobertas? Como será a nossa consciência? Seremos melhores? Perguntas muito complexas para uma conversa tão breve quanto esta. Mas uma coisa é certa: a evolução já começou. Ela está aqui, presente entre nós e acontecendo a cada segundo que passa.

continua após publicidade

E esta foi a proposta de Katsuhiro Ôtomo, nos mostrar além. Através de suas linhas, traços e películas, nos fazer enxergar mais longe do que a nossa vida pode ir. Tudo através da imaginação.

Akira
Foto por Reprodução

No ano de 1988, Tóquio foi dizimada por uma grande explosão. Acreditava-se que ela sofreu um ataque de algum país inimigo, porém, a verdadeira origem do “atentado” nunca foi revelada. Em seu lugar, construíram Neo Tóquio. Praticamente 30 anos depois, a cidade é vítima de atentados terroristas, gangues e violência extrema.

Kaneda e Tetsuo fazem parte de um desses grupos marginalizados de garotos. Sua principal diversão são as corridas clandestinas com suas motos. Um dia, Tetsuo acaba entrando em contato com Takashi, uma criança com poderes especiais. Ela tinha acabado de fugir do hospital onde é mantida em segredo e sob alta vigilância. O menino foi encontrado e levado de volta, mas o motoqueiro nunca mais foi o mesmo.

Depois deste evento, Tetsuo acaba despertando habilidades inimagináveis que estavam adormecidas dentro de si. Ele fica tão forte que até mesmo o comparam a um tal de Akira. Mas afinal de contas, quem é Akira perto do poderoso Tetsuo? O que é Akira?

Akira
Foto por Reprodução

Criado, roteirizado e dirigido por Katsuhiro Ôtomo, 'Akira' é uma animação japonesa de ficção científica baseada no mangá homônimo. Lançado no Japão em 1988, o longa é considerado uma obra prima da animação, tanto pelo seu nível absurdamente alto de técnica, quanto pela revolução que trouxe para tantas outras obras posteriores.

Seja por sua história distópica repleta de filosofia e existencialismo, ou pelo perfeccionismo absurdo de seu criador - o filme foi feito em 120 frames por segundo, ou seja, a cada segundo vemos 120 películas de ilustração - Akira certamente está no olimpo das animações.
 
Profundo, icônico e reflexivo, ele certamente merece estar na sua listinha de filmes para ver antes de morrer. Afinal, esta será a sua única chance de se deslumbrar com o futuro assustador da humanidade.