​ LARANJA MECÂNICA

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
Imagem ilustrativa da notícia ​  LARANJA MECÂNICA

Esse filme possui cenas fortes e de violência explícita. Não é recomendado para menores de 18 anos.

continua após publicidade

“Bondade é algo que vem de dentro, é algo que se escolhe. Quando um homem não pode mais escolher, ele deixa de ser um homem”.

Apesar de todas a privações, temos um direito que nasce conosco e nos acompanha até o fim. O de escolha. 

continua após publicidade

Fazemos nossas escolhas e arcamos com suas consequências, sendo elas boas ou ruins.
Mas e quando somos privados desse direito?
Não por uma lei ou qualquer outro tipo de impedimento externo. Me refiro a um bloqueio interno, como uma lavagem cerebral. 

Um tipo de tratamento que não nos permitiria tomar certas atitudes, mesmo que elas sejam nossas mais verdadeiras e profundas escolhas.
Se isso acontecer com qualquer um de nós, perdemos nossa humanidade. Nos tornamos máquinas, laranjas mecânicas.

O Filme
Em um futuro distópico, a violência chegou à níveis alarmantes. Gangues que se drogam para praticarem atos de violência, como espancamentos, roubos, estupros, estão por todos os lados. Era assim que essas gangues se divertiam. E pior,  isso se tornou algo "comum".
Alex é um  líder de uma dessas gangues. Ele e seus “drugues”, Pete, George e Dim, saem todas as noites para se "divertirem".

Em uma dessas noites, Alex acaba sendo deixado para trás e é pego pela polícia. Acusado de ter matado uma de suas vítimas, ele vai para a cadeia.
Após ter ficado dois anos em cárcere, ele se torna voluntário de um experimento científico chamado “Tratamento Ludovico”. O método promete tirá-lo da cadeia em duas semanas.

Mas Alex mal sabia o que esse tratamento faria com ele.
 

Sobre o longa
Dirigido por Stanley Kubrick, que possui em seu currículo filmes como 2001 Uma Odisseia no Espaço, O Iluminado e Nascido para Matar, Laranja Mecânica (A Clockwork Orange) é um longa de ficção distópica, baseado no livro homônimo de Anthony Burgess, de 1971.

O filme foi censurado em vários países devido às suas cenas fortes e de violência explícita. Seu elenco conta com Malcolm McDowell, como Alex DeLarge, Patrick Magee, como Sr. Alexander, Michael Bates, como Chefe da Guarda Barnes e Warren Clarke, como Dim.

Laranja Mecânica é considerado um clássico do cinema. Com um tema forte, roteiro bem adaptado, história bem construída e uma ótima trilha sonora e claro, uma direção primorosa, não podia ser diferente.
Obrigatório para qualquer fã de cinema, Laranja Mecânica é uma viagem para um futuro que ninguém quer testemunhar, mas que não precisa de muito para se tornar realidade.