​ Matrix

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
Imagem ilustrativa da notícia ​  Matrix

Por muitas vezes, você já teve a leve sensação de que tudo ao seu redor é uma mentira? De viver em um mundo que te fala sobre o direito à liberdade, mas que tudo isso é uma grande invenção para te esconderem a verdade?

continua após publicidade

O segredo mais bem guardado é o de que somos presos. Que vivemos em encarcerados e que não podemos tocar, sentir ou ver. Uma prisão para a nossa mente. 

Não somos tão livres quanto pensamos. Parece loucura, até que você escolhe ir mais fundo e descobrir até onde vai a toca do coelho.
A prisão tem até um nome: Matrix.

continua após publicidade
​  Matrix
Foto por Reprodução


Thomas Anderson é um programador que vem sofrendo com vários pesadelos. Neles, Thomas está preso por vários cabos a um imenso sistema de computadores e, no momento em que vão plugar seu cérebro, ele desperta. Ao acordar, percebe que algo fala com ele em seu computador. Alguém escrevendo sobre uma coisa chamada Matrix.

Neo, que é o nome de Anderson na internet, é convidado a conhecer a Matrix. Seu anfitrião se chama Morpheus. Ele diz para Neo que lá é um mundo virtual, onde todas a pessoas estão ligadas umas às outras. Todos estão presos à Matrix. Um mundo criado para esconder que todos os humanos vivos são escravos na realidade.

Morpheus diz que pode acordá-lo disso tudo. Que Mr. Anderson pode lutar pela liberdade de todas as pessoas escravizadas. Mas só isso, cabe a ele decidir.

​  Matrix
Foto por Reprodução


Dirigido pelas irmãs Wachowski, que foram roteiristas de V de Vingança, Matrix é um filme de ficção lançado em 1999. O filme levou quatro estatuetas do Oscar pra casa, as de Melhores Efeitos Visuais, Melhor Edição, Melhor edição de Som e Melhor mixagem de Som.
O elenco é composto por Keanu Reeves, como Thomas Anderson/Neo, Laurence Fishburne, como Morpheus, e Hugo Waving, como Agente Smith.

Baseando-se fortemente no Mito da caverna de Platão, Matrix é um filme que nos traz todo um pensamento embasado filosoficamente e questionador sobre a vida que temos, o sistema que nos rege, as coisas que nos são ditas, como vemos o mundo e se vivemos na verdadeira realidade ou se somos todos alienados. Cada frase que Morpheus diz para Neo, em seus diálogos, são extremamente questionadoras.
Um filme que te fará pensar e repensar a maneira como você enxerga o mundo. Será que vivemos em uma prisão e nem sabemos? Será a Matrix uma metáfora da nossa sociedade da maneira que vivemos? Tire suas próprias conclusões.