Decifra-me, se for capaz. O Jogo da Imitação.

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
Imagem ilustrativa da notícia Decifra-me, se for capaz. O Jogo da Imitação.

O mundo está em guerra, toda e qualquer informação é considerada um grande trunfo contra seu inimigo. Uma palavra dita e identificada por seu oponente pode te fazer perder a guerra. Os alemães sabiam disso. Por isso, toda a comunicação alemã era criptografada por uma máquina chamada Enigma.

continua após publicidade


Com 159 trilhões de combinações possíveis, sua informação era criptografada. Para os que tentavam decifrá-la, todos os dias o trabalho tinha de ser começado do zero. A cada 18 horas, o código era modificado e o esforço do dia era perdido. 

continua após publicidade


A Enigma era, até então, o maior dispositivo de encriptação da história. Considerado impossível de ser decifrada. E ela era a chave para ganhar a guerra. Um matemático inglês se colocou à disposição para quebrar o código. Seu nome era Alan Turing e esse filme é baseado em sua história.


continua após publicidade
Decifra-me, se for capaz. O Jogo da Imitação.
Foto por Reprodução


Durante a Segunda Guerra Mundial, a Inglaterra montou uma equipe de inteligência para conseguir quebrar a criptografia da máquina Enigma. O trabalho estava sendo feito em vão, o código era considerado impossível de ser decifrado. Até que Alan Turing, um matemático, se coloca à disposição do governo para ajudar nessa tarefa. Pelas palavras do próprio Alan, a máquina só seria indecifrável se ele falhasse.


continua após publicidade

Alan tem problemas para se relacionar com as pessoas, passando uma imagem de arrogância e desumanidade. Ele terá de lidar com isso, pois só com a ajuda de sua equipe, conseguirá construir uma máquina de processamento tão inteligente que poderá, segundo ele próprio, instantaneamente decifrar o código da Enigma.

Decifra-me, se for capaz. O Jogo da Imitação.
Foto por Reprodução


continua após publicidade

Dirigido por Morten Tyldum, 'O Jogo da Imitação' (The Imitation Game) é um drama biográfico de 2014, que conta a história de Alan Turing, um matemático inglês que trabalhou para a inteligência britânica durante a Segunda Guerra Mundial. O filme recebeu 8 indicações ao Oscar, ganhando a categoria de Melhor Roteiro Adaptado. Conta em seu elenco com Benedict Cumberbatch, como Alan Turing, Keira Knightley, como Joan Clarke, Matthew Goode, como Hugh Alexander, Mark Strong, como General Stewart Menzies e Charles Dance, como Alastair Denniston.


Quando vi o filme, fiquei pensando comigo “como nunca ouvi falar de Alan Turing?”. Ele teve um papel extremamente decisivo não "só" na guerra, mas em todo o curso da humanidade. De quantas informações somos privados? Essa história ficou arquivada durante 50 anos.


Um filme que consegue misturar drama, suspense e biografia de uma forma muito natural e sutil. Com tantas qualidades, como um roteiro muito bem adaptado, uma história bem escrita e com ótimas atuações, o filme já se torna um clássico contemporâneo.