Claquete

​Nós somos 300

Da Redação ·
​Nós somos 300
​Nós somos 300

Os maiores guerreiros que o mundo já teve. Nascidos para lutar, criados para a batalha, sempre sonhando com glória da morte em combate por sua terra. Não sentir medo, não recuar, não desistir. É isso que está enraizado no sangue, pele e coração de cada espartano.

continua após publicidade


Não só a sua amada Esparta, mas toda a Grécia está sendo ameaçada pelo Império Persa.
Xerxes I, filho de Dário, o chamado “Deus Rei”, que governa tudo aquilo que seus olhos enxergam, jurou terminar o que seu pai começou. Conquistar toda a Grécia. Agora, ele marcha com um exército tão vasto que bebe rios inteiros, faz o chão tremer com seu caminhar e bloqueiam a luz do sol com suas flechas.

continua após publicidade


Mas é claro que Esparta resistirá.


continua após publicidade
​Nós somos 300 fonte: Reprodução


Um espartano sempre tem que provar seu valor. A cada dia ele mostra para si e aos deuses que mereceu ter nascido em esparta. E mesmo um rei precisa seguir o mesmo caminho.
Leônidas I, rei de Esparta, mostra seu valor sobrevivendo à batalhas, à natureza, a ele mesmo, durante toda sua vida.


continua após publicidade

Enquanto treinava seu filho, um mensageiro Persa lhe pede uma oferta singela. Terra e Água.
Xerxis I pede à Esparta sua submissão. Os espartanos poderão continuar vivendo suas vidas, porém, a cidade responderá a ele. O Deus Rei será dono de sua liberdade.


continua após publicidade
​Nós somos 300 fonte: Reprodução


É claro que Leônidas, filho de Esparta, cidade descendente do próprio Hércules, recusa a oferta. Jamais alguém vai reivindicar sua liberdade e a de seus irmãos. A oferta de terra e água é negada, os espartanos dão fim aos mensageiros e se preparam para a batalha.


continua após publicidade

Porém, há um problema. Está chegando o festival da Carneia, tradição mantida há gerações em Honra ao deus Apolo, período onde nenhum espartano pode ir à guerra.


Leônidas, que deve honrar o festival mesmo contra a sua vontade, convoca os seus 300 melhores guerreiros. Chamando-os de “guarda pessoal”, ele vai para o norte, para as Termópilas, ao encontro dos Persas, ao encontro de Xerxis I, do maior exército que o mundo já viu.

continua após publicidade


Isso é Esparta.

continua após publicidade


​Nós somos 300 fonte: Reprodução


Dirigido por Zack Snyder, que possui em seu currículo Watchmen, O Homem de Aço e Batman vs. Superman, '300' é um filme de 2009, baseado na história em quadrinhos “Os 300 de Esparta” de Frank Miller, que conta, de uma maneira mais fantasiada claro, a Batalha das Termópilas, ocorrida em 480 a.C.

continua após publicidade


A maior parte do filme foi feito em estúdio. Seu elenco conta com Gerard Butler, como Rei Leônidas, Lena Headey, como Rainha Gordo, Dominic West, como Theron, Michael Fassbender, como Stellios, Rodrigo Santoro, como Xerxis I, David Wenham, como Dilios e Vincent Regan, como Capitão Artemis.


A Batalha das Termópilas aconteceu há quase 2.500 anos e seu feito ainda ecoa pela história.
Claro que a foi de uma maneira muito menos fantasiosa, porém a sua mensagem foi forte.
Lutar pela liberdade, não importando o tamanho ou o poder de quem quer tomá-lo para si.


Poucos lutaram contra muitos, demonstrando que ser livre não tem preço. Nunca teve e nunca terá.


O filme nos mostra os princípios Espartanos, sua honra, sua glória e sua liberdade.
 


​Nós somos 300 fonte: Reprodução