BLOG

Memento Mori: o que é e como aplicar; entenda

Quando você falhar, ao não atingir uma objetivo proposto, "lembre-se que é mortal", e não um super ser iluminado

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
Imagem ilustrativa da notícia Memento Mori: o que é e como aplicar; entenda
fonte: Ilustração/Google

Em outros tempos, na época em que o Império Romano estava no auge, quando um general voltava vitorioso de uma conquista/guerra, era recebido com todas as honrarias. Isso incluía um desfile pelas principais ruas e sendo aclamado pelo povo, uma coroa de louros (literalmente) e uma salva de palma diretamente do Imperador (uma folha de palmeira, servida em uma bandeja de prata, a mais alta honraria e daí a expressão muito conhecida).

continua após publicidade

Porém, nem só de glórias era esse desfile. Ao longo do trajeto, um pessoa designada ia falando ao ouvido do general: Memento Mori.  Que traduzindo é “lembre-se que é mortal.” Esse frase era dita para que ele não se deixasse envaidecer excessivamente, o fato de ter vencido uma guerra, não o fazia invencível. Era muito mais uma conjuntura de fatores, planejamento + treino (insistência) + sorte.

Lembrar de que somos mortais, nos traz mais leveza para tomada de decisão em qualquer aspecto de nossa vida. 

continua após publicidade

Quando você falhar, ao não atingir uma objetivo proposto, "lembre-se que é mortal", e não um super ser iluminado. Hora de sentar, replanejar e treinar (insistir) mais, a sorte está do lado dos focados.

O mesmo vale para quando você atingir com maestria um objetivo difícil: Memento Mori. Foi só uma conjuntura de fatores.  

Não planejar seu futuro e o de sua empresa? Memento Mori.

continua após publicidade

Apostar em um futuro aleatório muito positivo, sem ter se preparado para a concorrência, ou crises (seja quais forem), te farão entrar em um ambiente negativo desgastante e desnecessário. Lembre-se da finitude, e da conjunturas  de fatores (planejamento + treino (insistência) + sorte). Crie um planejamento para potencializar o que de bom possa acontecer e um outro, para mitigar o impacto de cenários negativos.

Lembrar-se de que somos mortais, não nos deve deixar pesarosos, mas cientes de que devemos aproveitar o momento com sabedoria. De que qualquer vitória, precede um esforço. E de que cada falha, uma certeza de que o momento é passageiro.

Para mais dicas de produtividade ou improdutividade, me siga no instagram @eliezershigueo ou no LinkedIn linkedin.com/in/eliezershigueo. E não esqueça de compartilhar esse texto!

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News