ENTENDA: AFINAL, O QUE É UM GENOCIDA?

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline

Em todas as redes sociais, uma palavra vem sendo repetida milhares de vezes, todos os dias, nas mais variadas plataformas digitais: GENOCIDA. Mas, afinal, o que é um genocida? Como classificá-lo? Por que algumas pessoas vêm sendo acusadas de sê-lo?

continua após publicidade

Longe de fazer um julgamento preciso sobre a amplitude dos crimes cometidos por lideranças e fazer um julgamento nomeando-as, quero abordar, neste texto, o significado do termo e retratar alguns conhecidos e condenados genocidas da história. A reflexão sobre as polêmicas que envolvem o motivo de essa palavra estar desde ontem entre os Trending Topics do Twitter eu deixo a cargo de vocês, caros leitores.

A história da humanidade foi marcada por diferentes momentos e atuações, em que as concepções sobre crimes que atentassem contra a vida humana viabilizaram que estes fossem socialmente aceitos ou vistos como algo comum.

continua após publicidade

Na virada do século XIX para o século XX, a humanidade atinge um grau de desenvolvimento industrial e tecnológico que faz crer que o estado republicano, pautado pelos aparatos jurídicos, seria capaz de levar o mundo a um tempo de paz e prosperidade.

O que se viu, na contramão, foi a ascensão de governos totalitários, autoritários, a instituição de ditaduras e uma sequência de crimes contra a humanidade. O primeiro ato de genocídio, em nossa história moderna, aconteceu durante a Primeira Guerra Mundial, quando o ainda existente Império Otomano, hoje Turquia, responsabilizou o povo armênio pelo fracasso de uma campanha contra a Rússia. Esses povos foram vítimas de um plano que visava ao desarmamento, ao isolamento e à tomada dos bens destes sob o pretexto de que eles eram traidores e donos de uma cultura vil e naturalmente degenerada. 

Desse momento em diante, os crimes de genocídio não pararam. Hitler, Stálin, Mussolini, Mao Tsé-Tung, entre outros, fazem da morte um aparato de manutenção e perpetuação do próprio poder.

continua após publicidade

No Brasil, é possível destacar o genocídio das populações indígenas e o caso do hospital de Barbacena (descrito no livro “Holocausto Brasileiro”, de Daniela Arbex) como exemplos desse crime hediondo.

Genocídio foi um conceito desenvolvido na década de 1940 para denominar o que havia sido realizado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial contra grupos específicos, como judeus, ciganos, homossexuais e deficientes. Essa palavra está relacionada com a tentativa de exterminar um grupo de pessoas devido à etnia, à raça, à religião ou à nacionalidade.  O significado da palavra faz menção a ações coordenadas com o objetivo de exterminar pessoas 

O genocídio é considerado um crime contra a humanidade por meio de uma determinação realizada pela ONU, em 1948. Crimes cometidos e identificados como práticas de genocídio são, atualmente, julgados pela Corte Penal Internacional de Haia, nos Países Baixos.

continua após publicidade

Populações vulneráveis, sem o devido amparo e proteção, são deixadas para morrer, o que configuram ações genocidas. Agora que você conhece um pouco mais sobre o significado de genocídio, faça a sua própria análise sobre o uso desse termo!

 REFERÊNCIAS

SILVA, D. N. O que é genocídio? Brasil Escola, c2021. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-genocidio.htm.Acesso em: 5 maio 2021.

RODRIGUES, L. O. Genocídio e etnocídio. Mundo Educação, c2021. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/sociologia/genocidio-etnocidio.htm.Acesso em: 5 maio 2021.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News