Da curiosidade de dois amigos em torno de uma receita de doce para um empreendimento que vem fazendo um grande sucesso em Apucarana. Assim é o roteiro da história que vem sendo construída pela loja Baudelaire Cookies - negócio administrado pelos empresários Júnior Broiato, 30 anos, e Giovani Tosi, 28, ex-alunos da Unespar, onde tudo começou.
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Hoje localizado no entorno da Praça Interventor Manoel Ribas (Redondo), onde se formam filas de consumidores em busca dos cookies diferenciados, o empreendimento começou como uma experiência gastronômica entre os dois amigos.
"Estávamos mexendo na internet e vimos a foto de um cookie. Ficamos com muita vontade de comer, mas não tinha na cidade para comprar. Até então tinha poucas cafeterias na época (2019). Tentamos fazer uma receita, deu muito errado, mas a gente encasquetou e queria fazer dar certo. Achamos uma receita estrangeira, fizemos e aí começou a ficar melhor", contou Júnior.
Os dois amigos, então, começaram a entender melhor as funções dos ingredientes e criar as próprias receitas. Seus produtos ficaram famosos pela maciez e recheios generosos, ou como Júnior define, por serem "muito chocolatudos".
No início, os cookies eram apenas para eles e outros colegas, mas a notícia começou a se espalhar e eles começaram a vendê-los na faculdade. Logo, os dois perceberam a oportunidade de fazer dinheiro.
"A gente começava a produzir os cookies depois da aula, por volta das 22h30, às vezes passávamos a madrugada produzindo para vender na faculdade, na hora do intervalo. Nisso, outras faculdades ficaram sabendo. Então, a gente pegava o carro e saía para entregar e foi quando vimos que ali tinha um mercado que podíamos explorar", relatou.
CRIATIVIDADE PARA VENDER

Quando o negócio começou a dar resultado, os jovens empreendedores começaram a pensar em como ampliar o mercado. E a internet foi o caminho. "No começo, as redes sociais foram muito importantes para nós, deram um gás", considerou Júnior.
O perfil da loja, que também tem um ponto físico em Londrina, conta atualmente com 146 mil seguidores no Instagram e 67 mil no TikTok. Além do cardápio, os empreendedores mostram aos clientes os bastidores dos preparativos.
"Começamos a mostrar o que as pessoas mais gostavam de ver, que era o processo de nós fazendo os doces, os cookies saindo do forno. Essa maneira de criar vídeo também faz parte da nossa identidade. Acho que, com esse conteúdo, também gera uma confiança e um relacionamento com o cliente", explicou.
A criatividade também precisa ser usada para a criação das receitas. "É bastante insistência, eu diria. A gente vai pesquisando tendências, hoje a confeitaria precisa estar de olho nas coisas que vão surgindo em outros países. Quando definimos o chocolate, a gente começa a fazer testes até encontrar o certo", revelou Júnior.
A doceria conta com 16 sabores de cookies e o mais vendido é o que dá nome à marca: o Baudelaire, recheado de Nutella. Outros, como o Kinder Bueno, Alpino Black e Pistache, se destacam entre as opções, não apenas pelos recheios de dar água na boca, mas também pelas viralizações que os biscoitos recebem nas redes sociais.
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