Férias do trabalho e uma viagem para uma cidade do norte paranaense foram o suficiente para mudar toda a história de vida do chaveiro Maurício Nunes Pinto. Com passagens por três estados brasileiros antes de chegar no Paraná, ele acabou cruzando sua história pessoal com a de Apucarana em 1993 e, desde então, se tornou defensor da cidade e ainda conseguiu convencer grande parte dos familiares a se mudar para o município. Veja o vídeo abaixo
-LEIA MAIS: Venda de cookies na faculdade virou negócio de sucesso em Apucarana
Maurício tem 60 anos, mas morou em mais cidades do que o convencional. Nascido em Capelinha (MG), aos 14 anos saiu pelo mundo e chegou em Porto Alegre (RS). No estado gaúcho, ele passou por cinco municípios e conheceu a esposa, Beatriz Godoy Nunes, com quem se mudou para São Paulo. Lá, eles moraram em Diadema e, por fim, estabeleceram residência em Guarulhos. O que aparentava ser o fim das mudanças, na verdade, se revelou a localização antecessora do “destino final”.
“Em 1993 nasceu meu segundo filho e eu fiquei inquieto, porque para criar filhos lá [Guarulhos], eu achei que era meio pesado”, desabafa Maurício. “Acabei pegando férias na empresa que trabalhava e vim conhecer Apucarana. Chegando aqui, me apaixonei pela cidade. Falei ‘é aqui que eu quero criar meus filhos’, e a gente está aqui até hoje”, relembra. O desejo realmente se tornou realidade e, em cerca de um ano, Maurício e sua família organizaram os pertences e se mudaram para Apucarana.
Foi na Cidade Alta que Maurício também encontrou sua vocação profissional. Em 1994, ele começou a trabalhar como chaveiro. A profissão foi fator decisivo para fomentar a paixão pela cidade. “Eu posso andar de norte a sul, leste a oeste, tranquilamente, como chaveiro. Eu trabalhei por muito tempo atendendo 24 horas”, diz. O chaveiro garante que Apucarana é “diferente” de todos os outros lugares em que já morou.
“Já se passaram 31 anos, porque cheguei quando a cidade estava fazendo 50 anos e hoje está fazendo 81”, afirma. Durante o tempo na cidade, Maurício foi presidente de bairro, candidato a vereador em 2000 pelo PT e atualmente dedica seu tempo livre a clubes de corridas e motociclistas. “Fazia parte do Esquadrão de Cristo. Agora estamos começando um projeto motociclista cristão na comunidade evangélica Nova Aliança”, revela. No entanto, há um projeto que tem espaço especial no coração do chaveiro: ele e a esposa pretendem sair pelas estradas com um motorhome.

Com os filhos “criados, casados e formados”, o casal tem uma missão: sair viajando por vários meses em um motorhome. Maurício, porém, frisa que Apucarana não será deixada de lado, a cidade será seu “CEP fixo”. “Mais futuramente a gente quer sair viajando, mas continuar com nossa base em Apucarana”, explica.
Com um repertório extenso para comparações e sonhos na bagagem, Maurício garante que Apucarana é tudo o que ele procurava para viver bem. “É uma cidade acolhedora e o clima gostoso. Acho que é um lugar maravilhoso em relação a outros lugares [em que já morei”, finaliza.
Veja o vídeo
Amor à primeira vista: chaveiro conta como resolveu largar tudo e se mudar para Apucarana. Férias do trabalho e uma viagem para uma cidade norte paranaense f... TNOnline TV
Deixe seu comentário sobre: "Chaveiro veio passar férias, mas se apaixonou por Apucarana"