MAIS LIDAS
VER TODOS

Imponência

Catedral em fotos: veja as várias faces do cartão-postal apucaranense

Construída a partir de 1949, igreja é o local mais fotografado de Apucarana

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.01.2024, 08:11:50 Editado em 22.01.2024, 08:11:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Cartão-postal de Apucarana, a Catedral Nossa Senhora de Lourdes é, certamente, o local mais fotografado de Apucarana. Apucaranenses e visitantes de outras já registraram a beleza da igreja, que passou por uma reforma recentemente.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Revitalização da Catedral é inaugurada com show pirotécnico; vídeo

Com estilo barroco, a construção é uma das únicas do País a ter a imagem de uma santa – no caso, Nossa Senhora – no topo de sua torre principal. Na fachada frontal, há também esculturas de São Pedro e São Paulo.

continua após publicidade

A construção da Catedral Nossa Senhora de Lourdes foi coordenada pelo padre Armando Círio, da Congregação dos Oblatos de São José, então pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. Ele chegou em Apucarana no final de 1948 para substituir o padre Francisco Körner, que estava no município desde a criação da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes em 18 de março de 1944.

Com o crescimento da população de Apucarana, surgiu a necessidade de construção de uma nova igreja. A existente não comportava mais o grande número de católicos. Armando Círio mobilizou a comunidade em torno da obra, organizando inúmeras campanhas para o grandioso empreendimento. A “Campanha do Café” foi a mais importante e consistiu na arrecadação de sacas do grão junto aos pioneiros para financiar o projeto.

 Catedral passou por muitas mudanças ao longo dos anos
Foto por Apucarana Memória e Fotos Atuais/Facebook
Catedral passou por muitas mudanças ao longo dos anos
continua após publicidade

A catedral é a terceira igreja localizada na Praça Rui Barbosa, originalmente denominada de Praça Palmas. A primeira capelinha construída pelos pioneiros foi derrubada pelo vento em 1941. Uma nova foi erguida no mesmo local em 1942. Em poucos anos, no entanto, essa construção de madeira tornou-se pequena para a cidade em franco desenvolvimento.

 Início da construção  da Catedral foi em 1949
Foto por Apucarana Memória e Fotos Atuais/Facebook
Início da construção da Catedral foi em 1949

A construção demorou quase 20 anos para ser concluída, incluindo a instalação dos sinos e relógio, além da pintura interna. A igreja construída na Praça Rui Barbosa tornou-se catedral em 28 de março de 1965, quando foi instalada a Diocese de Apucarana, que teve Dom Romeu Alberti (1965-1982) como seu primeiro bispo.

Fonte: www.visiteapucarana.com.br e página do Facebook Memórias e Fotos Atuais de Apucarana

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana 80 anos

    Deixe seu comentário sobre: "Catedral em fotos: veja as várias faces do cartão-postal apucaranense"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!