Vigilância Sanitária retorna com o programa VIGIAGUA nesta terça (05)

Autor: Da Redação,
terça-feira, 05/04/2022
Vigilância Sanitária retorna com o programa VIGIAGUA nesta terça (05)

A Prefeitura Municipal de Marilândia do Sul informou, nesta terça-feira (05), que a Vigilância Sanitária retomou a coleta de água para o programa VIGIAGUA.

 O programa consiste em monitorar a qualidade da água no município para garantir à população o acesso à água em quantidade suficiente e qualidade compatível com o padrão de potabilidade. O VIGIAGUA desenvolve ações para assegurar a qualidade dos sistemas e soluções alternativas de abastecimento de água, identificando e intervindo em situações de risco à saúde dos consumidores.  

Toda semana, são coletadas seis amostras, sendo três em minas e três da Sanepar. Nas três coletas referentes às minas, são realizados exames microbiológicos, para verificar a presença de coliformes totais, que está relacionado à presença de sujidades, podendo ser nas minas, nos reservatórios de água, tubulações ou torneira. E também se há presença da bactéria Escherichia Coli, que pode provocar doenças, como infecções urinárias, diarreia e colite hemorrágica. Já nas coletas da Sanepar é verificado se as quantidades de cloro aplicada estão dentro dos padrões exigidos pela portaria.

“Nesta terça feira (05), retornaremos com as coletas de água do Programa VIGIAGUA, neste programa trabalhamos com a vigilância da qualidade da água para consumo humano e seus padrões de Potabilidade, conforme anexo XX, da portaria de consolidação N° 5/2017, alterado pela portaria GM/MS N°888/2021” explicou a agente sanitária, Leila Authaus.

Fonte: Prefeitura Municipal de Marilândia do Sul.