Tribuna do Norte Online

Turismo esportivo ganha força em Ivaiporã com nova pista de motocross

Autor: Da Redação,
terça-feira, 14/01/2025
Turismo esportivo ganha força em Ivaiporã com nova pista de motocross Turismo esportivo ganha força em Ivaiporã com nova pista de motocross

A Prefeitura de Ivaiporã está realizando a construção de uma pista de motocross, atendendo a uma demanda antiga da população. O espaço que se encontra próximo à cidade no Jardim Nova Porã deve se tornar um ponto de encontro para praticantes do esporte e amantes do motocross, além de movimentar o turismo esportivo na cidade.

Segundo a administração municipal, o projeto visa proporcionar mais opções de lazer e fortalecer as atividades esportivas na região. A obra, executada com recursos e maquinário próprios da prefeitura. 

- LEIA MAIS: Apucarana Futsal anuncia saídas e chegadas para próxima temporada

De acordo com Bruno Montoro, secretário municipal de Obras, o terreno escolhido tem características ideais para a pista. “Aqui é uma área que não poderia ser usada para casas ou empreendimento. Fizemos estudos técnicos e vimos que a declividade era perfeita para o motocross”, explicou.

A pista está sendo construída em um pequeno pedaço remanescente de uma área de seis alqueires, adquirida recentemente pela Prefeitura para a construção de um conjunto habitacional “Esse espaço estava praticamente perdido. Com a pista, trazemos um esporte novo e aproveitamos o terreno de forma estratégica”, disse Montoro.

📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos

O prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil, comentou sobre a importância do projeto: “Depois de mais de 20 anos sem pista de motocross, estamos realizando o sonho de mais de 200 esportistas locais. O espaço será usado para treinos e competições.” A pista está em fase de finalização, com rampas já construídas, mas ainda não está pronta para uso. “Não está sinalizada nem segura, portanto, pedimos que os praticantes aguardem mais testes e ajustes”, alertou o prefeito.

A expectativa é que o espaço receba competições regionais, e até campeonatos estaduais. “Nosso objetivo inicial é fomentar os esportistas locais e, aos poucos, expandir para competições maiores. O foco será sempre a segurança e a estruturação adequada”, explicou Carlos Gil.

Projeto

O projeto da pista foi elaborado por Paulo Caramez, construtor de pistas credenciado pela Confederação Brasileira de Motociclismo. “Trabalho seguindo as regras da Federação Internacional de Motociclismo, que priorizam a segurança. O objetivo é trazer uma pista de qualidade técnica, mas também segura. Contamos com o apoio excepcional da Prefeitura, que demonstrou empenho e responsabilidade incomuns nesse tipo de iniciativa”, destacou.

Karamez explicou ainda que a estrutura da pista que tem 800 metros de extensão permite competições de grande porte na esfera estadual. “Geralmente são mais de 300 pilotos que participam dessas provas, acompanhados de suas famílias, o que movimenta a economia local, como hotéis, postos de gasolina, restaurantes e mercados”, afirmou.